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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20028| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990 |
| Author: | Oliveira, Mércia de |
| First Advisor: | Puga, Vera Lúcia |
| First member of the Committee: | Borges, Dulcina Tereza Bonati |
| Second member of the Committee: | Simonini, Gizelda Costa da Silva |
| Summary: | A meta desta monografia é analisar a questão da construção de estereótipos femininos e masculinos no campo da profissão de educadora do ensino fundamental na cidade de Uberlândia nos anos 1990. Além de compreender os mecanismos utilizados para tal construção e refletir sobre a existência de papéis profissionais, práticas e comportamentos específicos para cada sexo; em especial, nas séries iniciais do ensino fundamental. Foi escolhido como objeto de estudo a atuação das professoras da Escola Municipal Boa Vista no período de 1990-2000. Assim, procura-se compreender/explicar como se dá a subordinação feminina e a dominação masculina dentro e fora do universo educacional (relação trabalho/educação/família). A pesquisa se desenvolveu baseando-se em estudos feministas para trilhar um caminho que possibilitasse a compreensão desse processo de construção e entender que há perspectivas de reconstrução histórica a partir de uma nova metodologia de análise, um novo olhar sobre a história. A autora analisou, sob a luz desses estudos, entrevistas de professoras que atuaram e/ou atuam na referida escola além de periódicos e documentos da Secretaria Municipal de Educação, da Escola Estadual de Uberlândia e da Escola Municipal Boa Vista. O texto monográfico foi estruturado em três capítulos: no primeiro efetua-se uma análise com o intuito de perceber como se fez a composição do estereótipo feminino possuidor de atributos caracterizados como "naturais" e não como algo construído. O segundo capítulo procura perceber a relação mulher-professora, fabricada mediante aspectos vinculados à "naturalização" de funções pertinentes à capacidade feminina, conferindo a essas professoras o exercício de uma atividade com sentido de "vocação”. O último capítulo apresenta como se dão as práticas educativas no espaço escolar, as possíveis (re)produções de estereótipos sexistas e ainda, como os livros didáticos trazem as representações de homens e mulheres dentro de um processo educativo. A conclusão do texto, com a utilização das categorias analíticas gênero e cotidiano, oferece possíveis respostas às hipóteses levantadas no início da pesquisa. |
| Notes: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
| Keywords: | Gênero Ensino primário Educadora Estereótipo Uberlândia Anos 1990 |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | OLIVEIRA, Mércia de. Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990. 2002. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20028 |
| Date of defense: | 2002 |
| Appears in Collections: | TCC - História (Uberlândia) |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
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