Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20028
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Mércia de | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T13:12:13Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18T13:12:13Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Mércia de. Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990. 2002. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20028 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Ensino primário | pt_BR |
dc.subject | Educadora | pt_BR |
dc.subject | Estereótipo | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.subject | Anos 1990 | pt_BR |
dc.title | Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Puga, Vera Lúcia | - |
dc.contributor.referee1 | Borges, Dulcina Tereza Bonati | - |
dc.contributor.referee2 | Simonini, Gizelda Costa da Silva | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A meta desta monografia é analisar a questão da construção de estereótipos femininos e masculinos no campo da profissão de educadora do ensino fundamental na cidade de Uberlândia nos anos 1990. Além de compreender os mecanismos utilizados para tal construção e refletir sobre a existência de papéis profissionais, práticas e comportamentos específicos para cada sexo; em especial, nas séries iniciais do ensino fundamental. Foi escolhido como objeto de estudo a atuação das professoras da Escola Municipal Boa Vista no período de 1990-2000. Assim, procura-se compreender/explicar como se dá a subordinação feminina e a dominação masculina dentro e fora do universo educacional (relação trabalho/educação/família). A pesquisa se desenvolveu baseando-se em estudos feministas para trilhar um caminho que possibilitasse a compreensão desse processo de construção e entender que há perspectivas de reconstrução histórica a partir de uma nova metodologia de análise, um novo olhar sobre a história. A autora analisou, sob a luz desses estudos, entrevistas de professoras que atuaram e/ou atuam na referida escola além de periódicos e documentos da Secretaria Municipal de Educação, da Escola Estadual de Uberlândia e da Escola Municipal Boa Vista. O texto monográfico foi estruturado em três capítulos: no primeiro efetua-se uma análise com o intuito de perceber como se fez a composição do estereótipo feminino possuidor de atributos caracterizados como "naturais" e não como algo construído. O segundo capítulo procura perceber a relação mulher-professora, fabricada mediante aspectos vinculados à "naturalização" de funções pertinentes à capacidade feminina, conferindo a essas professoras o exercício de uma atividade com sentido de "vocação”. O último capítulo apresenta como se dão as práticas educativas no espaço escolar, as possíveis (re)produções de estereótipos sexistas e ainda, como os livros didáticos trazem as representações de homens e mulheres dentro de um processo educativo. A conclusão do texto, com a utilização das categorias analíticas gênero e cotidiano, oferece possíveis respostas às hipóteses levantadas no início da pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 75 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GeneroEducacaoEducadora.pdf | TCC | 10.82 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.