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dc.creatorOliveira, Mércia de-
dc.date.accessioned2017-12-18T13:12:13Z-
dc.date.available2017-12-18T13:12:13Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mércia de. Gênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990. 2002. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20028-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEnsino primáriopt_BR
dc.subjectEducadorapt_BR
dc.subjectEstereótipopt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subjectAnos 1990pt_BR
dc.titleGênero e educação - educadora do ensino primário: uma extensão do lar? Uberlândia - anos 1990pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Puga, Vera Lúcia-
dc.contributor.referee1Borges, Dulcina Tereza Bonati-
dc.contributor.referee2Simonini, Gizelda Costa da Silva-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA meta desta monografia é analisar a questão da construção de estereótipos femininos e masculinos no campo da profissão de educadora do ensino fundamental na cidade de Uberlândia nos anos 1990. Além de compreender os mecanismos utilizados para tal construção e refletir sobre a existência de papéis profissionais, práticas e comportamentos específicos para cada sexo; em especial, nas séries iniciais do ensino fundamental. Foi escolhido como objeto de estudo a atuação das professoras da Escola Municipal Boa Vista no período de 1990-2000. Assim, procura-se compreender/explicar como se dá a subordinação feminina e a dominação masculina dentro e fora do universo educacional (relação trabalho/educação/família). A pesquisa se desenvolveu baseando-se em estudos feministas para trilhar um caminho que possibilitasse a compreensão desse processo de construção e entender que há perspectivas de reconstrução histórica a partir de uma nova metodologia de análise, um novo olhar sobre a história. A autora analisou, sob a luz desses estudos, entrevistas de professoras que atuaram e/ou atuam na referida escola além de periódicos e documentos da Secretaria Municipal de Educação, da Escola Estadual de Uberlândia e da Escola Municipal Boa Vista. O texto monográfico foi estruturado em três capítulos: no primeiro efetua-se uma análise com o intuito de perceber como se fez a composição do estereótipo feminino possuidor de atributos caracterizados como "naturais" e não como algo construído. O segundo capítulo procura perceber a relação mulher-professora, fabricada mediante aspectos vinculados à "naturalização" de funções pertinentes à capacidade feminina, conferindo a essas professoras o exercício de uma atividade com sentido de "vocação”. O último capítulo apresenta como se dão as práticas educativas no espaço escolar, as possíveis (re)produções de estereótipos sexistas e ainda, como os livros didáticos trazem as representações de homens e mulheres dentro de um processo educativo. A conclusão do texto, com a utilização das categorias analíticas gênero e cotidiano, oferece possíveis respostas às hipóteses levantadas no início da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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