Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20025
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Progressão continuada no ensino fundamental |
Autor(es): | Braz, Marta Nunes |
Primeiro orientador: | Almeida, Maria de Fátima Ramos de |
Primeiro membro da banca: | Ramos, Rosangela Patriota |
Segundo membro da banca: | Simonini, Gizelda Costa da Silva |
Resumo: | O objetivo desta monografia é investigar o significado conceitual da Progressão Continuada mediante o contexto de sua implantação no ensino fundamental e os efeitos que tem produzido nas escolas públicas de Minas Gerais. Para realizar a pesquisa foram analisados documentos governamentais, tais como jornais, livros, revistas produzidos pela Secretaria Estadual da Educação. Também foi realizado trabalho de campo em três escolas de Uberlândia com realização de entrevistas com professores, alunos, pais e outros profissionais que trabalham nas mesmas. As escolas uberlandenses escolhidas para estudo de caso foram: Escola Estadual Professor Leônidas de Castro Serra, situada no bairro Luizote de Freitas; Escola Estadual Alda Mota Batista, do bairro Tubalina; e Escola Estadual Afonso Arinos, sediada no bairro Martins. A monografia é composta de dois capítulos: o primeiro analisa o diagnóstico da educação brasileira entre os anos 1980 e 2000 feito a partir das formulações contidas em documentos do Ministério de Educação – Parâmetros Curriculares Nacionais - e do Departamento Nacional dos Trabalhadores em Educação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O segundo capítulo examina a implantação da Progressão Continuada e seus efeitos nas unidades escolares de Uberlândia. |
Notas: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
Palavras-chave: | Progressão continuada Ensino fundamental Cidadania Desigualdade Minas Gerais Política educacional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | BRAZ, Marta Nunes. Progressão continuada no ensino fundamental. 2002. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20025 |
Data de defesa: | 2002 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProgressaoContinuadaEnsino.pdf | TCC | 8.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.