Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20025
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Braz, Marta Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T13:10:25Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18T13:10:25Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | BRAZ, Marta Nunes. Progressão continuada no ensino fundamental. 2002. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20025 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Progressão continuada | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade | pt_BR |
dc.subject | Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.title | Progressão continuada no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Maria de Fátima Ramos de | - |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Rosangela Patriota | - |
dc.contributor.referee2 | Simonini, Gizelda Costa da Silva | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desta monografia é investigar o significado conceitual da Progressão Continuada mediante o contexto de sua implantação no ensino fundamental e os efeitos que tem produzido nas escolas públicas de Minas Gerais. Para realizar a pesquisa foram analisados documentos governamentais, tais como jornais, livros, revistas produzidos pela Secretaria Estadual da Educação. Também foi realizado trabalho de campo em três escolas de Uberlândia com realização de entrevistas com professores, alunos, pais e outros profissionais que trabalham nas mesmas. As escolas uberlandenses escolhidas para estudo de caso foram: Escola Estadual Professor Leônidas de Castro Serra, situada no bairro Luizote de Freitas; Escola Estadual Alda Mota Batista, do bairro Tubalina; e Escola Estadual Afonso Arinos, sediada no bairro Martins. A monografia é composta de dois capítulos: o primeiro analisa o diagnóstico da educação brasileira entre os anos 1980 e 2000 feito a partir das formulações contidas em documentos do Ministério de Educação – Parâmetros Curriculares Nacionais - e do Departamento Nacional dos Trabalhadores em Educação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O segundo capítulo examina a implantação da Progressão Continuada e seus efeitos nas unidades escolares de Uberlândia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 57 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProgressaoContinuadaEnsino.pdf | TCC | 8.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.