Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20025
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBraz, Marta Nunes-
dc.date.accessioned2017-12-18T13:10:25Z-
dc.date.available2017-12-18T13:10:25Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationBRAZ, Marta Nunes. Progressão continuada no ensino fundamental. 2002. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20025-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgressão continuadapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.titleProgressão continuada no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria de Fátima Ramos de-
dc.contributor.referee1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee2Simonini, Gizelda Costa da Silva-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta monografia é investigar o significado conceitual da Progressão Continuada mediante o contexto de sua implantação no ensino fundamental e os efeitos que tem produzido nas escolas públicas de Minas Gerais. Para realizar a pesquisa foram analisados documentos governamentais, tais como jornais, livros, revistas produzidos pela Secretaria Estadual da Educação. Também foi realizado trabalho de campo em três escolas de Uberlândia com realização de entrevistas com professores, alunos, pais e outros profissionais que trabalham nas mesmas. As escolas uberlandenses escolhidas para estudo de caso foram: Escola Estadual Professor Leônidas de Castro Serra, situada no bairro Luizote de Freitas; Escola Estadual Alda Mota Batista, do bairro Tubalina; e Escola Estadual Afonso Arinos, sediada no bairro Martins. A monografia é composta de dois capítulos: o primeiro analisa o diagnóstico da educação brasileira entre os anos 1980 e 2000 feito a partir das formulações contidas em documentos do Ministério de Educação – Parâmetros Curriculares Nacionais - e do Departamento Nacional dos Trabalhadores em Educação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O segundo capítulo examina a implantação da Progressão Continuada e seus efeitos nas unidades escolares de Uberlândia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProgressaoContinuadaEnsino.pdfTCC8.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.