Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20010
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A Revolta Spartakista sob o olhar de Bertolt Brecht: um estudo de Tambores na Noite
Author: Costa, Rodrigo de Freitas
First Advisor: Ramos, Rosangela Patriota
First member of the Committee: Ramos, Alcides Freire
Second member of the Committee: Paranhos, Kátia Rodrigues
Summary: Tendo por objetivo analisar a Alemanha da década de 1920, mais especificamente a Revolta Spartakista e a formação da República de Weimar, por meio do texto dramático Tambores na Noite de Bertolt Brecht, escrito em 1919, este trabalho se pauta nas possíveis relações entre história e Teatro com o objetivo de lançar luzes a algumas questões relativas ao início do século XX. Ao tomar o texto de Brecht como referência, procuramos valorizar as principais discussões da Alemanha de 1920 a partir do pensamento da teórica revolucionária Rosa Luxemburgo, do filósofo Walter Benjamin e, também, por uma breve avaliação da Cultura Weimar. Dessa forma, o tempo de Brecht é tratado, mesmo que circunscrito aos limites de uma monografia, em sua multiplicidade, pois não podemos reduzir a República, ou a cultura Weimar, em um único pensamento. Nesse sentido, a preocupação com as questões teóricas relacionadas à Revolta Spartakista é evidenciada por meio de uma reflexão em torno de alguns escritos de Rosa Luxemburgo que tem por finalidade situá-lo em seu tempo e tratá-lo como construção histórica, para isso as discussões de Walter Benjamin são essenciais. Como desfecho da Revolta Spartakista marca o nascimento da Republica de Weimar, procuramos também avaliar o significado da cultura desse período levando em consideração o peso da derrota alemã na Primeira Guerra Mundial. Por fim, a análise da peça de Brecht propicia a toda essa reflexão um olhar único a respeito da Alemanha pós Primeira Guerra Mundial. Procuramos, portanto, avaliar as considerações de Brecht, expostas em Tambores na Noite, valorizar as relações entre arte e sociedade e estudar o início da década de 1920 na Alemanha.
Notes: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: História
Teatro
Alemanha
Século XX
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: COSTA, Rodrigo de Freitas. A Revolta Spartakista sob o olhar de Bertolt Brecht: um estudo de Tambores na Noite. 2003. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20010
Date of defense: 2003
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RevoltaSpartakistaOlhar.pdfTCC29.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.