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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCosta, Rodrigo de Freitas-
dc.date.accessioned2017-12-18T13:02:45Z-
dc.date.available2017-12-18T13:02:45Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationCOSTA, Rodrigo de Freitas. A Revolta Spartakista sob o olhar de Bertolt Brecht: um estudo de Tambores na Noite. 2003. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20010-
dc.descriptionPalavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectAlemanhapt_BR
dc.subjectSéculo XXpt_BR
dc.titleA Revolta Spartakista sob o olhar de Bertolt Brecht: um estudo de Tambores na Noitept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee2Paranhos, Kátia Rodrigues-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoTendo por objetivo analisar a Alemanha da década de 1920, mais especificamente a Revolta Spartakista e a formação da República de Weimar, por meio do texto dramático Tambores na Noite de Bertolt Brecht, escrito em 1919, este trabalho se pauta nas possíveis relações entre história e Teatro com o objetivo de lançar luzes a algumas questões relativas ao início do século XX. Ao tomar o texto de Brecht como referência, procuramos valorizar as principais discussões da Alemanha de 1920 a partir do pensamento da teórica revolucionária Rosa Luxemburgo, do filósofo Walter Benjamin e, também, por uma breve avaliação da Cultura Weimar. Dessa forma, o tempo de Brecht é tratado, mesmo que circunscrito aos limites de uma monografia, em sua multiplicidade, pois não podemos reduzir a República, ou a cultura Weimar, em um único pensamento. Nesse sentido, a preocupação com as questões teóricas relacionadas à Revolta Spartakista é evidenciada por meio de uma reflexão em torno de alguns escritos de Rosa Luxemburgo que tem por finalidade situá-lo em seu tempo e tratá-lo como construção histórica, para isso as discussões de Walter Benjamin são essenciais. Como desfecho da Revolta Spartakista marca o nascimento da Republica de Weimar, procuramos também avaliar o significado da cultura desse período levando em consideração o peso da derrota alemã na Primeira Guerra Mundial. Por fim, a análise da peça de Brecht propicia a toda essa reflexão um olhar único a respeito da Alemanha pós Primeira Guerra Mundial. Procuramos, portanto, avaliar as considerações de Brecht, expostas em Tambores na Noite, valorizar as relações entre arte e sociedade e estudar o início da década de 1920 na Alemanha.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration69pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História

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