Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19891
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil
Título (s) alternativo (s): Public policies of textbooks: elements for understanding the agenda of public policies in education in Brazil
Autor: Gonçalves, Paulo Celso Costa
Primer orientador: Silva, Marcelo Soares Pereira da
Primer miembro de la banca: Jesus, Wilson Pereira de
Segundo miembro de la banca: Oliveira, José Mário Aleluia
Tercer miembro de la banca: Danelon, Márcio
Cuarto miembro de la banca: Lucena, Carlos Alberto
Resumen: A pesquisa procura determinar os elementos que condicionam a formulação da agenda das políticas públicas, no campo da educação, que tratam do livro didático. A partir da análise de fontes primárias, especialmente documentação oficial e matérias publicadas em jornais, concluiu-se que as políticas de livros didáticos, no Brasil, tiveram como preocupação o controle sobre o conteúdo dos livros e a criação de condições que garantissem o acesso dos estudantes ao livro didático. De outro lado, as políticas do livro didático, no Brasil, foram construídas a partir seguintes fatores: 1) que os livros adotados nas escolas deveriam ser escolhidos pelos professores; 2) que os livros didáticos seriam produzidos pelo mercado editorial brasileiro; 3) que o Estado poderia exercer, apenas, a avaliação pedagógica do livro didático sem, contudo, interferir no mercado do livro didático e nem na escolha do livro pelo do professor.
Abstract: The research seeks to determine the elements that condition the formulation of the public policy agenda, in the field of education, that deal with the textbook. It was concluded from the analysis of primary sources, especially official documentation and articles published in newspapers, that the textbook policies in Brazil had as a concern control over the content of the books and the creation of conditions that would guarantee the access of Students to the textbook. On the other hand, the policies of the didactic book in Brazil were constructed from the following factors: 1) that the books adopted in the schools should be chosen by the teachers; 2) that textbooks would be produced by the Brazilian publishing market; 3) that the State could exercise only the pedagogical evaluation of the textbook without, however, interfering in the textbook market nor in the choice of the book by that of the teacher.
Palabras clave: Livro didático no Brasil
Políticas públicas de educação
Políticas públicas de livros didáticos
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: GONÇALVES, Paulo Celso Costa. Políticas públicas de livro didático: Elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil. 2017. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.5
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19891
Fecha de defensa: 28-ago-2017
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PoliticasPublicasLivro.pdfTese2.36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.