Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Paulo Celso Costa-
dc.date.accessioned2017-11-08T18:53:04Z-
dc.date.available2017-11-08T18:53:04Z-
dc.date.issued2017-08-28-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Paulo Celso Costa. Políticas públicas de livro didático: Elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil. 2017. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19891-
dc.description.abstractThe research seeks to determine the elements that condition the formulation of the public policy agenda, in the field of education, that deal with the textbook. It was concluded from the analysis of primary sources, especially official documentation and articles published in newspapers, that the textbook policies in Brazil had as a concern control over the content of the books and the creation of conditions that would guarantee the access of Students to the textbook. On the other hand, the policies of the didactic book in Brazil were constructed from the following factors: 1) that the books adopted in the schools should be chosen by the teachers; 2) that textbooks would be produced by the Brazilian publishing market; 3) that the State could exercise only the pedagogical evaluation of the textbook without, however, interfering in the textbook market nor in the choice of the book by that of the teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didático no Brasilpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de livros didáticospt_BR
dc.titlePolíticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasilpt_BR
dc.title.alternativePublic policies of textbooks: elements for understanding the agenda of public policies in education in Brazilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcelo Soares Pereira da-
dc.contributor.referee1Jesus, Wilson Pereira de-
dc.contributor.referee2Oliveira, José Mário Aleluia-
dc.contributor.referee3Danelon, Márcio-
dc.contributor.referee4Lucena, Carlos Alberto-
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa procura determinar os elementos que condicionam a formulação da agenda das políticas públicas, no campo da educação, que tratam do livro didático. A partir da análise de fontes primárias, especialmente documentação oficial e matérias publicadas em jornais, concluiu-se que as políticas de livros didáticos, no Brasil, tiveram como preocupação o controle sobre o conteúdo dos livros e a criação de condições que garantissem o acesso dos estudantes ao livro didático. De outro lado, as políticas do livro didático, no Brasil, foram construídas a partir seguintes fatores: 1) que os livros adotados nas escolas deveriam ser escolhidos pelos professores; 2) que os livros didáticos seriam produzidos pelo mercado editorial brasileiro; 3) que o Estado poderia exercer, apenas, a avaliação pedagógica do livro didático sem, contudo, interferir no mercado do livro didático e nem na escolha do livro pelo do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration233pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.5pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Aparece nas coleções:TESE - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PoliticasPublicasLivro.pdfTese2.36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.