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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19878
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Aventuras e desventuras do herói Vaga-lume: práticas de leitura infanto-juvenil no ensino fundamental |
Autor(es): | Santos, Narjara Teodoro de Lima dos |
Primeiro orientador: | Dângelo, Newton |
Primeiro membro da banca: | Floresta, Leila |
Segundo membro da banca: | Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo |
Resumo: | Esta monografia pesquisa o exercício da leitura, feita por jovens estudantes, leitores dos livros da coleção Vaga-Lume. A relação livro-leitor é ambientada no espaço escolar, porém, atrelada à realidade cotidiana dos leitores. Todo e qualquer meio social é considerável colaborador para a ocorrência do vínculo entre leitor e livro. Lidamos com um público tido com alfabetizado, com acesso ao direito à educação, sendo assim poderíamos dar-nos por contentes e deixar de lado questões sociais como a desigualdade social, exclusão da maioria à posse de direitos elementares, segregação social. Porém por conta de análises e estudos compreendemos que não há apenas má distribuição de renda mas também de cultura, aprendizado escolar, formação intelectual holística. Não tratamos detidamente dos trabalhos de Karl Marx e Friederich Engels acerca do materialismo dialético, mas nos rendemos a crença na intrínseca relação entre base e superestrutura, ou seja, na condição determinante que a composição econômica impinge às condições culturais, intelectuais e na mentalidade de uma dada época. Observamos a prática da leitura no ambiente educacional não só como uma prática tipicamente escolar, mas como uma atividade concatenada ao contexto social do leitor. Pesquisamos o universo da cultura escrita para a infância e seu histórico referente à literatura mundial e à brasileira. Remontar os livros da série Vaga-lume a um contexto histórico mais abrangente auxilia-nos no entendimento das causas e justificativas que interferem na produção cultural escrita para as crianças e jovens. A associação entre realidade editorial, escolar e familiar propiciando-nos verificar quais são os valores creditados à cultura escrita e a sua compreensão por conta da leitura. A condição grafocêntrica de nossa sociedade é garantia que todos nós tenhamos efetivo acesso ao pleno exercício da leitura? As instituições, típicas de nossa sociedade, verdadeiramente colaboram para tal habilidade? |
Palavras-chave: | Palavra Leitura Poder Infanto juvenil |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SANTOS, Narjara Teodoro de Lima dos. Aventuras e desventuras do herói Vaga-lume: práticas de leitura infanto-juvenil no ensino fundamental. 2006. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19878 |
Data de defesa: | 2006 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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