Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19878
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Narjara Teodoro de Lima dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-03T12:21:20Z | - |
dc.date.available | 2017-11-03T12:21:20Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Narjara Teodoro de Lima dos. Aventuras e desventuras do herói Vaga-lume: práticas de leitura infanto-juvenil no ensino fundamental. 2006. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19878 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Palavra | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.subject | Infanto juvenil | pt_BR |
dc.title | Aventuras e desventuras do herói Vaga-lume: práticas de leitura infanto-juvenil no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dângelo, Newton | - |
dc.contributor.referee1 | Floresta, Leila | - |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia pesquisa o exercício da leitura, feita por jovens estudantes, leitores dos livros da coleção Vaga-Lume. A relação livro-leitor é ambientada no espaço escolar, porém, atrelada à realidade cotidiana dos leitores. Todo e qualquer meio social é considerável colaborador para a ocorrência do vínculo entre leitor e livro. Lidamos com um público tido com alfabetizado, com acesso ao direito à educação, sendo assim poderíamos dar-nos por contentes e deixar de lado questões sociais como a desigualdade social, exclusão da maioria à posse de direitos elementares, segregação social. Porém por conta de análises e estudos compreendemos que não há apenas má distribuição de renda mas também de cultura, aprendizado escolar, formação intelectual holística. Não tratamos detidamente dos trabalhos de Karl Marx e Friederich Engels acerca do materialismo dialético, mas nos rendemos a crença na intrínseca relação entre base e superestrutura, ou seja, na condição determinante que a composição econômica impinge às condições culturais, intelectuais e na mentalidade de uma dada época. Observamos a prática da leitura no ambiente educacional não só como uma prática tipicamente escolar, mas como uma atividade concatenada ao contexto social do leitor. Pesquisamos o universo da cultura escrita para a infância e seu histórico referente à literatura mundial e à brasileira. Remontar os livros da série Vaga-lume a um contexto histórico mais abrangente auxilia-nos no entendimento das causas e justificativas que interferem na produção cultural escrita para as crianças e jovens. A associação entre realidade editorial, escolar e familiar propiciando-nos verificar quais são os valores creditados à cultura escrita e a sua compreensão por conta da leitura. A condição grafocêntrica de nossa sociedade é garantia que todos nós tenhamos efetivo acesso ao pleno exercício da leitura? As instituições, típicas de nossa sociedade, verdadeiramente colaboram para tal habilidade? | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 79 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AventurasDesventurasHero.pdf | TCC | 13.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.