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dc.creatorSantos, Narjara Teodoro de Lima dos-
dc.date.accessioned2017-11-03T12:21:20Z-
dc.date.available2017-11-03T12:21:20Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSANTOS, Narjara Teodoro de Lima dos. Aventuras e desventuras do herói Vaga-lume: práticas de leitura infanto-juvenil no ensino fundamental. 2006. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19878-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPalavrapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectInfanto juvenilpt_BR
dc.titleAventuras e desventuras do herói Vaga-lume: práticas de leitura infanto-juvenil no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dângelo, Newton-
dc.contributor.referee1Floresta, Leila-
dc.contributor.referee2Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia pesquisa o exercício da leitura, feita por jovens estudantes, leitores dos livros da coleção Vaga-Lume. A relação livro-leitor é ambientada no espaço escolar, porém, atrelada à realidade cotidiana dos leitores. Todo e qualquer meio social é considerável colaborador para a ocorrência do vínculo entre leitor e livro. Lidamos com um público tido com alfabetizado, com acesso ao direito à educação, sendo assim poderíamos dar-nos por contentes e deixar de lado questões sociais como a desigualdade social, exclusão da maioria à posse de direitos elementares, segregação social. Porém por conta de análises e estudos compreendemos que não há apenas má distribuição de renda mas também de cultura, aprendizado escolar, formação intelectual holística. Não tratamos detidamente dos trabalhos de Karl Marx e Friederich Engels acerca do materialismo dialético, mas nos rendemos a crença na intrínseca relação entre base e superestrutura, ou seja, na condição determinante que a composição econômica impinge às condições culturais, intelectuais e na mentalidade de uma dada época. Observamos a prática da leitura no ambiente educacional não só como uma prática tipicamente escolar, mas como uma atividade concatenada ao contexto social do leitor. Pesquisamos o universo da cultura escrita para a infância e seu histórico referente à literatura mundial e à brasileira. Remontar os livros da série Vaga-lume a um contexto histórico mais abrangente auxilia-nos no entendimento das causas e justificativas que interferem na produção cultural escrita para as crianças e jovens. A associação entre realidade editorial, escolar e familiar propiciando-nos verificar quais são os valores creditados à cultura escrita e a sua compreensão por conta da leitura. A condição grafocêntrica de nossa sociedade é garantia que todos nós tenhamos efetivo acesso ao pleno exercício da leitura? As instituições, típicas de nossa sociedade, verdadeiramente colaboram para tal habilidade?pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration79pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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