Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19793
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Desenvolvimento de uma situação de estudo sobre o tema água para as aulas de química do Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Development of a study situation on the theme water for the classes of Chemistry of the High School
Autor(es): Martins, Rívia Arantes
Primeiro orientador: Teixeira Júnior, José Gonçalves
Primeiro membro da banca: Auth, Milton Antônio
Segundo membro da banca: Silva, Rejane Maria Ghisolfi da
Resumo: Esta pesquisa-ação foi desenvolvida com estudantes da 1a série do Ensino Médio da rede pública de ensino de uma cidade do triangulo mineiro com o objetivo de planejar, elaborar e desenvolver uma Situação de Estudo com o tema Água, com caráter investigativo e possibilidade interdisciplinar, que contribua com a comunidade escolar, a fim de investigar elementos que promovam a construção do conhecimento e saber, como ferramenta para a discussão sobre questões de uma Educação Ambiental crítica, buscando averiguar potenciais que acrescentem novos saberes a práxis ambiental. Trabalhando em grupos, os estudantes caracterizaram a dinâmica da comunidade escolar a partir de temas de interesse de cada grupo, com abordagens sobre a água e o meio ambiente. Foram levantadas as possíveis contribuições ao analisar as falas e considerações dos alunos diante de dúvidas, curiosidades e conhecimento que eles tinham sobre o tema, na forma de instrumentos-diagnósticos a partir de uma abordagem compreensiva de meio ambiente. A análise dos dados organizada em três eixos, tais como a ampliação de leituras de questões ambientais, o diálogo de saberes e conceitos e a Situação de Estudo, possibilitou uma investigação menos fragmentada ao articular a realidade do aluno e seu cotidiano, reconhecendo como resultado a necessidade de desenvolver atividades que instiguem os alunos e provoquem neles o estímulo à pesquisa e trabalho em equipe, ressaltando a importância da atuação e mediação dos professores no processo de ensino e aprendizagem, e ainda a (re)formulação de conhecimentos para a ação que envolvem problemas ambientais.
Abstract: This action research was developed with students of the 1st grade of the public school of a city of Minas Gerais triangle with the objective of planning, elaborating and developing a Study Situation with the theme Water, with an investigative character and interdisciplinary possibility, That contributes with the school community, in order to investigate elements that promote the construction of knowledge and knowledge, as a tool for the discussion on issues of a Critical Environmental Education, seeking to investigate potential that add new knowledge to environmental praxis. Working in groups, students characterized the dynamics of the school community from topics of interest to each group, with approaches on water and the environment. Possible contributions were made when analyzing students' statements and considerations in the face of doubts, curiosities and knowledge they had on the subject, in the form of diagnostic tools based on a comprehensive approach to the environment. The analysis of the data organized in three axes, such as the amplification of readings of environmental issues, the dialogue of knowledge and concepts and the Situation of Study, allowed a less fragmented investigation by articulating the reality of the student and his daily life, recognizing as a result the The need to develop activities that instigate students and stimulate them in research and teamwork, stressing the importance of the performance and mediation of teachers in the teaching and learning process, and (re) formulation of knowledge for the action that involve environmental problems.
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Educação ambiental
Química (Ensino médio) - Estudo e ensino
Prática de ensino
Situação de estudo
Ensino de Química
Study situation
Environmental education
Chemical education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: MARTINS, Rívia Arantes. Desenvolvimento de uma situação de estudo sobre o tema água para as aulas de química do Ensino Médio. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.236
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.236
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19793
Data de defesa: 2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesenvolvimentoSituacaoEstudo.pdfDissertação6.53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.