Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19793
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Desenvolvimento de uma situação de estudo sobre o tema água para as aulas de química do ensino médio
Other Titles: Development of a study situation on the theme water for the classes of Chemistry of the High School
metadata.dc.creator: Martins, Rívia Arantes
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira Júnior, José Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Auth, Milton Antônio
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rejane Maria Ghisolfi da
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa-ação foi desenvolvida com estudantes da 1a série do Ensino Médio da rede pública de ensino de uma cidade do triangulo mineiro com o objetivo de planejar, elaborar e desenvolver uma Situação de Estudo com o tema Água, com caráter investigativo e possibilidade interdisciplinar, que contribua com a comunidade escolar, a fim de investigar elementos que promovam a construção do conhecimento e saber, como ferramenta para a discussão sobre questões de uma Educação Ambiental crítica, buscando averiguar potenciais que acrescentem novos saberes a práxis ambiental. Trabalhando em grupos, os estudantes caracterizaram a dinâmica da comunidade escolar a partir de temas de interesse de cada grupo, com abordagens sobre a água e o meio ambiente. Foram levantadas as possíveis contribuições ao analisar as falas e considerações dos alunos diante de dúvidas, curiosidades e conhecimento que eles tinham sobre o tema, na forma de instrumentos-diagnósticos a partir de uma abordagem compreensiva de meio ambiente. A análise dos dados organizada em três eixos, tais como a ampliação de leituras de questões ambientais, o diálogo de saberes e conceitos e a Situação de Estudo, possibilitou uma investigação menos fragmentada ao articular a realidade do aluno e seu cotidiano, reconhecendo como resultado a necessidade de desenvolver atividades que instiguem os alunos e provoquem neles o estímulo à pesquisa e trabalho em equipe, ressaltando a importância da atuação e mediação dos professores no processo de ensino e aprendizagem, e ainda a (re)formulação de conhecimentos para a ação que envolvem problemas ambientais.
Abstract: This action research was developed with students of the 1st grade of the public school of a city of Minas Gerais triangle with the objective of planning, elaborating and developing a Study Situation with the theme Water, with an investigative character and interdisciplinary possibility, That contributes with the school community, in order to investigate elements that promote the construction of knowledge and knowledge, as a tool for the discussion on issues of a Critical Environmental Education, seeking to investigate potential that add new knowledge to environmental praxis. Working in groups, students characterized the dynamics of the school community from topics of interest to each group, with approaches on water and the environment. Possible contributions were made when analyzing students' statements and considerations in the face of doubts, curiosities and knowledge they had on the subject, in the form of diagnostic tools based on a comprehensive approach to the environment. The analysis of the data organized in three axes, such as the amplification of readings of environmental issues, the dialogue of knowledge and concepts and the Situation of Study, allowed a less fragmented investigation by articulating the reality of the student and his daily life, recognizing as a result the The need to develop activities that instigate students and stimulate them in research and teamwork, stressing the importance of the performance and mediation of teachers in the teaching and learning process, and (re) formulation of knowledge for the action that involve environmental problems.
Keywords: Ciência - Estudo e ensino
Educação ambiental
Química (Ensino médio) - Estudo e ensino
Prática de ensino
Situação de estudo
Ensino de Química
Study situation
Environmental education
Chemical education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Citation: MARTINS, Rívia Arantes. Desenvolvimento de uma situação de estudo sobre o tema água para as aulas de química do ensino médio. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19793
Issue Date: Mar-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesenvolvimentoSituacaoEstudo.pdfDissertação6.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.