Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19793
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMartins, Rívia Arantes-
dc.date.accessioned2017-10-06T16:50:05Z-
dc.date.available2017-10-06T16:50:05Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMARTINS, Rívia Arantes. Desenvolvimento de uma situação de estudo sobre o tema água para as aulas de química do Ensino Médio. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.236pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19793-
dc.description.abstractThis action research was developed with students of the 1st grade of the public school of a city of Minas Gerais triangle with the objective of planning, elaborating and developing a Study Situation with the theme Water, with an investigative character and interdisciplinary possibility, That contributes with the school community, in order to investigate elements that promote the construction of knowledge and knowledge, as a tool for the discussion on issues of a Critical Environmental Education, seeking to investigate potential that add new knowledge to environmental praxis. Working in groups, students characterized the dynamics of the school community from topics of interest to each group, with approaches on water and the environment. Possible contributions were made when analyzing students' statements and considerations in the face of doubts, curiosities and knowledge they had on the subject, in the form of diagnostic tools based on a comprehensive approach to the environment. The analysis of the data organized in three axes, such as the amplification of readings of environmental issues, the dialogue of knowledge and concepts and the Situation of Study, allowed a less fragmented investigation by articulating the reality of the student and his daily life, recognizing as a result the The need to develop activities that instigate students and stimulate them in research and teamwork, stressing the importance of the performance and mediation of teachers in the teaching and learning process, and (re) formulation of knowledge for the action that involve environmental problems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectSituação de estudopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectStudy situationpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectChemical educationpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma situação de estudo sobre o tema água para as aulas de química do Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a study situation on the theme water for the classes of Chemistry of the High Schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira Júnior, José Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133821P6pt_BR
dc.contributor.referee1Auth, Milton Antônio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705144E3pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rejane Maria Ghisolfi da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768945J1pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4204113J9pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa-ação foi desenvolvida com estudantes da 1a série do Ensino Médio da rede pública de ensino de uma cidade do triangulo mineiro com o objetivo de planejar, elaborar e desenvolver uma Situação de Estudo com o tema Água, com caráter investigativo e possibilidade interdisciplinar, que contribua com a comunidade escolar, a fim de investigar elementos que promovam a construção do conhecimento e saber, como ferramenta para a discussão sobre questões de uma Educação Ambiental crítica, buscando averiguar potenciais que acrescentem novos saberes a práxis ambiental. Trabalhando em grupos, os estudantes caracterizaram a dinâmica da comunidade escolar a partir de temas de interesse de cada grupo, com abordagens sobre a água e o meio ambiente. Foram levantadas as possíveis contribuições ao analisar as falas e considerações dos alunos diante de dúvidas, curiosidades e conhecimento que eles tinham sobre o tema, na forma de instrumentos-diagnósticos a partir de uma abordagem compreensiva de meio ambiente. A análise dos dados organizada em três eixos, tais como a ampliação de leituras de questões ambientais, o diálogo de saberes e conceitos e a Situação de Estudo, possibilitou uma investigação menos fragmentada ao articular a realidade do aluno e seu cotidiano, reconhecendo como resultado a necessidade de desenvolver atividades que instiguem os alunos e provoquem neles o estímulo à pesquisa e trabalho em equipe, ressaltando a importância da atuação e mediação dos professores no processo de ensino e aprendizagem, e ainda a (re)formulação de conhecimentos para a ação que envolvem problemas ambientais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration118pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.236pt_BR
dc.orcid.putcode81767563-
dc.crossref.doibatchid89da9dcf-8a13-4319-a675-f62872bc0411-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DesenvolvimentoSituacaoEstudo.pdfDissertação6.53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.