Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19757
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Solução de problemas e mapas conceituais: um estudo de aplicação de software na aprendizagem de ecologia
Autor: Oliveira, Marlos Joaquim de
Primer orientador: Mendes, Elise Barbosa
Primer miembro de la banca: Quartiero, Elisa Maria
Segundo miembro de la banca: Longhini, Iara Maria Mora
Resumen: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção de mapas conceituais na construção de conceitos e solução de problemas em aulas de ecologia. A partir da aplicação de um minicurso sobre os recursos hídricos no ambiente urbano, no Ensino Médio, na cidade de Caldas Novas, verificou-se que os fundamentos da aprendizagem significativa por descoberta com uso de mapas conceituais e solução de problemas com tecnologia software Cmap Tools são muito importantes nas aulas. Para a metodologia de ensino, optou-se pela aplicação dos mapas conceituais, trabalho de campo e a resolução de um problema mal estruturado. Para a coleta de dados elegemos três instrumentos para serem avaliados qualitativamente: em 16 alunos de uma escola privada, por rubricas específicas, cujos dados que após a coleta foram tabulados e disponibilizados sob a forma de gráficos. Simultaneamente à adoção da metodologia de condução do minicurso adotamos a observação não estruturada, que objetivamente buscou avaliar as características subjetivas vinculadas ao processo metodológico de sua condução. A análise dos resultados permitiu verificar que a utilização do software Cmap Tools para a resolução de problemas demonstrou ser promissora para o processo de aprendizagem significativa.
Abstract: This research aims to analyze the production of conceptual maps in the construction of concepts and problem solving in ecology classes. From the application of a mini-course on water resources in the urban environment, in the High School, in the city of Caldas Novas, it was verified that the foundations of significant learning by discovery using conceptual maps and solving problems with Cmap Tools software technology are very important in class. For the teaching methodology, we opted for the application of conceptual maps, field work and the resolution of a poorly structured problem. As a data collection tool, three instruments were selected to be qualitatively evaluated in 16 students of a private school, by specific rubrics whose data, after collection, were tabulated and made available as graphs. Simultaneously with the adoption of the methodology of conducting the mini-course, we adopted unstructured observation, which objectively sought to evaluate the subjective characteristics linked to the methodological process of its conduction. The analysis of the results allowed to verify that the use of the software Cmap Tools for the resolution of problems showed ample promising for the process of significant learning.
Palabras clave: Educação
Aprendizagem baseada em problemas
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Aprendizagem significativa
Aprendizagem por solução de problemas
Mapas conceituais
Cmap Tools
Tecnologias
Rubricas
Meaningful learning
Problem-solving learning
Conceptual maps
Technologies
Rubrics
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: OLIVEIRA, Marlos Joaquim de. Solução de problemas e mapas conceituais: um estudo de aplicação de software na aprendizagem de ecologia. 2017. 70 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.265
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.265
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19757
Fecha de defensa: 14-mar-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
File Description SizeFormat 
SolucaoProblemasMapas.pdfDissertação3.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.