Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19757
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Marlos Joaquim de | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-21T16:07:23Z | - |
dc.date.available | 2017-09-21T16:07:23Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-14 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Marlos Joaquim de. Solução de problemas e mapas conceituais: um estudo de aplicação de software na aprendizagem de ecologia. 2017. 70 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.265 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19757 | - |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the production of conceptual maps in the construction of concepts and problem solving in ecology classes. From the application of a mini-course on water resources in the urban environment, in the High School, in the city of Caldas Novas, it was verified that the foundations of significant learning by discovery using conceptual maps and solving problems with Cmap Tools software technology are very important in class. For the teaching methodology, we opted for the application of conceptual maps, field work and the resolution of a poorly structured problem. As a data collection tool, three instruments were selected to be qualitatively evaluated in 16 students of a private school, by specific rubrics whose data, after collection, were tabulated and made available as graphs. Simultaneously with the adoption of the methodology of conducting the mini-course, we adopted unstructured observation, which objectively sought to evaluate the subjective characteristics linked to the methodological process of its conduction. The analysis of the results allowed to verify that the use of the software Cmap Tools for the resolution of problems showed ample promising for the process of significant learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem por solução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
dc.subject | Cmap Tools | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Rubricas | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | pt_BR |
dc.subject | Problem-solving learning | pt_BR |
dc.subject | Conceptual maps | pt_BR |
dc.subject | Technologies | pt_BR |
dc.subject | Rubrics | pt_BR |
dc.title | Solução de problemas e mapas conceituais: um estudo de aplicação de software na aprendizagem de ecologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Elise Barbosa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705494H6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Quartiero, Elisa Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797660T5 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Longhini, Iara Maria Mora | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790627D9 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256773U0 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção de mapas conceituais na construção de conceitos e solução de problemas em aulas de ecologia. A partir da aplicação de um minicurso sobre os recursos hídricos no ambiente urbano, no Ensino Médio, na cidade de Caldas Novas, verificou-se que os fundamentos da aprendizagem significativa por descoberta com uso de mapas conceituais e solução de problemas com tecnologia software Cmap Tools são muito importantes nas aulas. Para a metodologia de ensino, optou-se pela aplicação dos mapas conceituais, trabalho de campo e a resolução de um problema mal estruturado. Para a coleta de dados elegemos três instrumentos para serem avaliados qualitativamente: em 16 alunos de uma escola privada, por rubricas específicas, cujos dados que após a coleta foram tabulados e disponibilizados sob a forma de gráficos. Simultaneamente à adoção da metodologia de condução do minicurso adotamos a observação não estruturada, que objetivamente buscou avaliar as características subjetivas vinculadas ao processo metodológico de sua condução. A análise dos resultados permitiu verificar que a utilização do software Cmap Tools para a resolução de problemas demonstrou ser promissora para o processo de aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 77 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.265 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81753918 | - |
dc.crossref.doibatchid | 89da9dcf-8a13-4319-a675-f62872bc0411 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SolucaoProblemasMapas.pdf | Dissertação | 3.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.