Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19757
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Marlos Joaquim de-
dc.date.accessioned2017-09-21T16:07:23Z-
dc.date.available2017-09-21T16:07:23Z-
dc.date.issued2017-03-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marlos Joaquim de. Solução de problemas e mapas conceituais: um estudo de aplicação de software na aprendizagem de ecologia. 2017. 70 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.265pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19757-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the production of conceptual maps in the construction of concepts and problem solving in ecology classes. From the application of a mini-course on water resources in the urban environment, in the High School, in the city of Caldas Novas, it was verified that the foundations of significant learning by discovery using conceptual maps and solving problems with Cmap Tools software technology are very important in class. For the teaching methodology, we opted for the application of conceptual maps, field work and the resolution of a poorly structured problem. As a data collection tool, three instruments were selected to be qualitatively evaluated in 16 students of a private school, by specific rubrics whose data, after collection, were tabulated and made available as graphs. Simultaneously with the adoption of the methodology of conducting the mini-course, we adopted unstructured observation, which objectively sought to evaluate the subjective characteristics linked to the methodological process of its conduction. The analysis of the results allowed to verify that the use of the software Cmap Tools for the resolution of problems showed ample promising for the process of significant learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectAprendizagem por solução de problemaspt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectCmap Toolspt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectRubricaspt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectProblem-solving learningpt_BR
dc.subjectConceptual mapspt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectRubricspt_BR
dc.titleSolução de problemas e mapas conceituais: um estudo de aplicação de software na aprendizagem de ecologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Elise Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705494H6pt_BR
dc.contributor.referee1Quartiero, Elisa Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797660T5pt_BR
dc.contributor.referee2Longhini, Iara Maria Mora-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790627D9pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256773U0pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar a produção de mapas conceituais na construção de conceitos e solução de problemas em aulas de ecologia. A partir da aplicação de um minicurso sobre os recursos hídricos no ambiente urbano, no Ensino Médio, na cidade de Caldas Novas, verificou-se que os fundamentos da aprendizagem significativa por descoberta com uso de mapas conceituais e solução de problemas com tecnologia software Cmap Tools são muito importantes nas aulas. Para a metodologia de ensino, optou-se pela aplicação dos mapas conceituais, trabalho de campo e a resolução de um problema mal estruturado. Para a coleta de dados elegemos três instrumentos para serem avaliados qualitativamente: em 16 alunos de uma escola privada, por rubricas específicas, cujos dados que após a coleta foram tabulados e disponibilizados sob a forma de gráficos. Simultaneamente à adoção da metodologia de condução do minicurso adotamos a observação não estruturada, que objetivamente buscou avaliar as características subjetivas vinculadas ao processo metodológico de sua condução. A análise dos resultados permitiu verificar que a utilização do software Cmap Tools para a resolução de problemas demonstrou ser promissora para o processo de aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration77pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.265pt_BR
dc.orcid.putcode81753918-
dc.crossref.doibatchid89da9dcf-8a13-4319-a675-f62872bc0411-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SolucaoProblemasMapas.pdfDissertação3.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.