Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19746
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003
Autor: Tiago, Miriam Silva Leite
Primer orientador: Carmo, Maria Andréa Angelotti
Primer miembro de la banca: Morais, Sérgio Paulo
Segundo miembro de la banca: Borges, Dulcina Tereza Bonati
Resumen: Essa pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir alguns aspectos acerca do cotidiano do trabalho da telefonista e do processo de informatização e terceirização desse serviço dentro da empresa CTBC Telecom. Nesse sentido, busca compreender os sentidos e significados do trabalhador para a empresa, bem como o discurso da mesma no sentido de fazer com que o trabalhador atenda aos seus interesses. Para a realização da pesquisa foram utilizados depoimentos de funcionários e ex-funcionários que possibilitaram compreender, também, o que os trabalhadores pensam acerca do seu trabalho e as relações no mesmo. Além da fonte oral foram utilizados os seguintes documentos: boletim do sindicato; catálogos de apresentação; publicações da empresa; materiais de treinamento e da internet. O texto se divide em dois capítulos: o primeiro analisa a História da CTBC (Companhia de Telecomunicações do Brasil Central), tida como modelo, onde muitos almejaram trabalhar devido ao bom salário e aos benefícios oferecidos pela mesma durante algumas décadas. O segundo aborda a terceirização, a nova forma de organização do trabalho, onde tudo é cronometrado, onde os trabalhadores são vistos como máquinas prontas a produzirem, onde não há desperdício de tempo e onde tudo é trabalhado em prol da empresa, que prega uma filosofia, mas não a adota na íntegra. Enfim, aborda a ACS e a condição do trabalhador fabricado, robotizado, docilizado.
Notas: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Palabras clave: Telefonista
Terceirização
Uberlândia
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: TIAGO, Miriam Silva Leite. A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003. 2003. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19746
Fecha de defensa: 2003
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TelefonistaProcessoTerceirizacao.pdfTCC9.08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.