Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19746
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003
Author: Tiago, Miriam Silva Leite
First Advisor: Carmo, Maria Andréa Angelotti
First member of the Committee: Morais, Sérgio Paulo
Second member of the Committee: Borges, Dulcina Tereza Bonati
Summary: Essa pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir alguns aspectos acerca do cotidiano do trabalho da telefonista e do processo de informatização e terceirização desse serviço dentro da empresa CTBC Telecom. Nesse sentido, busca compreender os sentidos e significados do trabalhador para a empresa, bem como o discurso da mesma no sentido de fazer com que o trabalhador atenda aos seus interesses. Para a realização da pesquisa foram utilizados depoimentos de funcionários e ex-funcionários que possibilitaram compreender, também, o que os trabalhadores pensam acerca do seu trabalho e as relações no mesmo. Além da fonte oral foram utilizados os seguintes documentos: boletim do sindicato; catálogos de apresentação; publicações da empresa; materiais de treinamento e da internet. O texto se divide em dois capítulos: o primeiro analisa a História da CTBC (Companhia de Telecomunicações do Brasil Central), tida como modelo, onde muitos almejaram trabalhar devido ao bom salário e aos benefícios oferecidos pela mesma durante algumas décadas. O segundo aborda a terceirização, a nova forma de organização do trabalho, onde tudo é cronometrado, onde os trabalhadores são vistos como máquinas prontas a produzirem, onde não há desperdício de tempo e onde tudo é trabalhado em prol da empresa, que prega uma filosofia, mas não a adota na íntegra. Enfim, aborda a ACS e a condição do trabalhador fabricado, robotizado, docilizado.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Telefonista
Terceirização
Uberlândia
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: TIAGO, Miriam Silva Leite. A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003. 2003. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19746
Date of defense: 2003
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TelefonistaProcessoTerceirizacao.pdfTCC9.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.