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dc.creatorTiago, Miriam Silva Leite-
dc.date.accessioned2017-09-21T12:56:28Z-
dc.date.available2017-09-21T12:56:28Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationTIAGO, Miriam Silva Leite. A telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003. 2003. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19746-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTelefonistapt_BR
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.titleA telefonista e o processo de terceirização: um estudo das telecomunicações em Uberlândia-MG, 1990-2003pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.contributor.referee1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee2Borges, Dulcina Tereza Bonati-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir alguns aspectos acerca do cotidiano do trabalho da telefonista e do processo de informatização e terceirização desse serviço dentro da empresa CTBC Telecom. Nesse sentido, busca compreender os sentidos e significados do trabalhador para a empresa, bem como o discurso da mesma no sentido de fazer com que o trabalhador atenda aos seus interesses. Para a realização da pesquisa foram utilizados depoimentos de funcionários e ex-funcionários que possibilitaram compreender, também, o que os trabalhadores pensam acerca do seu trabalho e as relações no mesmo. Além da fonte oral foram utilizados os seguintes documentos: boletim do sindicato; catálogos de apresentação; publicações da empresa; materiais de treinamento e da internet. O texto se divide em dois capítulos: o primeiro analisa a História da CTBC (Companhia de Telecomunicações do Brasil Central), tida como modelo, onde muitos almejaram trabalhar devido ao bom salário e aos benefícios oferecidos pela mesma durante algumas décadas. O segundo aborda a terceirização, a nova forma de organização do trabalho, onde tudo é cronometrado, onde os trabalhadores são vistos como máquinas prontas a produzirem, onde não há desperdício de tempo e onde tudo é trabalhado em prol da empresa, que prega uma filosofia, mas não a adota na íntegra. Enfim, aborda a ACS e a condição do trabalhador fabricado, robotizado, docilizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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