Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19712
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática
Título(s) alternativo(s): Learning of the concept of volume: a didactic proposal shared with graduates of mathematics
Autor(es): Van Der Mer, Ilda Aparecida da Silva
Primeiro orientador: Viana, Odaléa Aparecida
Primeiro membro da banca: Alves, Erica Valéria
Segundo membro da banca: Oliveira, Cristiane Coppe de
Resumo: Este trabalho visa analisar uma proposta didática para o ensino do conceito de volume a alunos do Ensino Fundamental, tendo sido a mesma compartilhada junto a oito licenciandos do subprojeto Matemática PIBID/UFU na forma de um minicurso desenvolvido em três encontros de noventa minutos; este teve o intuito de resgatar as principais ideias dos alunos sobre o conceito de volume bem como coletar suas opiniões acerca da metodologia empregada. Com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, teve-se por objetivos: (a) analisar a potencialidade do material apresentado, composto por dois tipos de atividades: aquelas que, por meio de questionamentos, discussões e manipulação de materiais visaram articular as grandezas volume, massa e conteúdo; e as que envolviam a solução de problemas envolvendo comparação, medição e produção de paralelepípedos; (b) analisar o desempenho dos licenciandos no desenvolvimento das atividades e (c) analisar as opiniões deles acerca do trabalho desenvolvido. Foram utilizada filmagem, gravação de áudio, registros fotográficos. A análise da aplicação da sequência indica que as questões e os problemas propostos favoreceram as articulações necessárias para a formação do conceito e que o material tem elementos para ser considerado como potencialmente significativo para a construção do conceito de volume e pode ser aplicado a alunos do ensino fundamental, desde que seja adaptado à sua realidade.
Abstract: This work aims at analyzing a didactic proposal for the teaching of the concept of volume the elementary students, having been the same shared with eight students of the subproject Mathematics “PIBID/UFU” in the form of a short course developed on three dates of 90 minutes, this had to rescue the main ideas of the students about the concept of volume as well as to collect their views on the methodology employed. Based on meaningful learning theory of David Ausubel, had for objectives: (a) examine the potential of material presented, consisting of two types of activities: those who, by means of questions, discussions and handling materials aimed at articulating the volume, mass and content, and those that involve problem solving involving comparison, measurement and production of paving stones; (b) analyze the performance of students in the development of activities and (c) analyze their opinions about work. Were used in filming, audio recording, photographic records, the review of the implementation of the string that indicates that the issues and the problems proposed favored the joints necessary for the formation of the concept, and that the material has to be considered as potentially significant for the construction of the concept of volume and can be applied to elementary school students, since the discussions are adapted to their reality.
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem experimental
Matemática - Formação de professores
Prática de ensino - Formação de professores
Geometria (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Conceito de volume
Sequência didática
Meaningful learning
Concept of volume
Didactic sequence
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: VAN DER MER, Ilda Aparecida da Silva. Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.521
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.521
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19712
Data de defesa: 13-Fev-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AprendizagemConceitoVolume.pdfDissertação12.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.