Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19712
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática |
Título (s) alternativo (s): | Learning of the concept of volume: a didactic proposal shared with graduates of mathematics |
Autor: | Van Der Mer, Ilda Aparecida da Silva |
Primer orientador: | Viana, Odaléa Aparecida |
Primer miembro de la banca: | Alves, Erica Valéria |
Segundo miembro de la banca: | Oliveira, Cristiane Coppe de |
Resumen: | Este trabalho visa analisar uma proposta didática para o ensino do conceito de volume a alunos do Ensino Fundamental, tendo sido a mesma compartilhada junto a oito licenciandos do subprojeto Matemática PIBID/UFU na forma de um minicurso desenvolvido em três encontros de noventa minutos; este teve o intuito de resgatar as principais ideias dos alunos sobre o conceito de volume bem como coletar suas opiniões acerca da metodologia empregada. Com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, teve-se por objetivos: (a) analisar a potencialidade do material apresentado, composto por dois tipos de atividades: aquelas que, por meio de questionamentos, discussões e manipulação de materiais visaram articular as grandezas volume, massa e conteúdo; e as que envolviam a solução de problemas envolvendo comparação, medição e produção de paralelepípedos; (b) analisar o desempenho dos licenciandos no desenvolvimento das atividades e (c) analisar as opiniões deles acerca do trabalho desenvolvido. Foram utilizada filmagem, gravação de áudio, registros fotográficos. A análise da aplicação da sequência indica que as questões e os problemas propostos favoreceram as articulações necessárias para a formação do conceito e que o material tem elementos para ser considerado como potencialmente significativo para a construção do conceito de volume e pode ser aplicado a alunos do ensino fundamental, desde que seja adaptado à sua realidade. |
Abstract: | This work aims at analyzing a didactic proposal for the teaching of the concept of volume the elementary students, having been the same shared with eight students of the subproject Mathematics “PIBID/UFU” in the form of a short course developed on three dates of 90 minutes, this had to rescue the main ideas of the students about the concept of volume as well as to collect their views on the methodology employed. Based on meaningful learning theory of David Ausubel, had for objectives: (a) examine the potential of material presented, consisting of two types of activities: those who, by means of questions, discussions and handling materials aimed at articulating the volume, mass and content, and those that involve problem solving involving comparison, measurement and production of paving stones; (b) analyze the performance of students in the development of activities and (c) analyze their opinions about work. Were used in filming, audio recording, photographic records, the review of the implementation of the string that indicates that the issues and the problems proposed favored the joints necessary for the formation of the concept, and that the material has to be considered as potentially significant for the construction of the concept of volume and can be applied to elementary school students, since the discussions are adapted to their reality. |
Palabras clave: | Ciência - Estudo e ensino Aprendizagem experimental Matemática - Formação de professores Prática de ensino - Formação de professores Geometria (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Aprendizagem significativa Conceito de volume Sequência didática Meaningful learning Concept of volume Didactic sequence |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | VAN DER MER, Ilda Aparecida da Silva. Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.521 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.521 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19712 |
Fecha de defensa: | 13-feb-2017 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AprendizagemConceitoVolume.pdf | Dissertação | 12.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.