Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19712
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVan Der Mer, Ilda Aparecida da Silva-
dc.date.accessioned2017-09-15T16:55:22Z-
dc.date.available2017-09-15T16:55:22Z-
dc.date.issued2017-02-13-
dc.identifier.citationVAN DER MER, Ilda Aparecida da Silva. Aprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemática. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.521pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19712-
dc.description.abstractThis work aims at analyzing a didactic proposal for the teaching of the concept of volume the elementary students, having been the same shared with eight students of the subproject Mathematics “PIBID/UFU” in the form of a short course developed on three dates of 90 minutes, this had to rescue the main ideas of the students about the concept of volume as well as to collect their views on the methodology employed. Based on meaningful learning theory of David Ausubel, had for objectives: (a) examine the potential of material presented, consisting of two types of activities: those who, by means of questions, discussions and handling materials aimed at articulating the volume, mass and content, and those that involve problem solving involving comparison, measurement and production of paving stones; (b) analyze the performance of students in the development of activities and (c) analyze their opinions about work. Were used in filming, audio recording, photographic records, the review of the implementation of the string that indicates that the issues and the problems proposed favored the joints necessary for the formation of the concept, and that the material has to be considered as potentially significant for the construction of the concept of volume and can be applied to elementary school students, since the discussions are adapted to their reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectMatemática - Formação de professorespt_BR
dc.subjectPrática de ensino - Formação de professorespt_BR
dc.subjectGeometria (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectConceito de volumept_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectConcept of volumept_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.titleAprendizagem do conceito de volume: uma proposta didática compartilhada com licenciandos da matemáticapt_BR
dc.title.alternativeLearning of the concept of volume: a didactic proposal shared with graduates of mathematicspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Viana, Odaléa Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769661A1pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Erica Valéria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760743Y0pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776299J0pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4499207H2pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa analisar uma proposta didática para o ensino do conceito de volume a alunos do Ensino Fundamental, tendo sido a mesma compartilhada junto a oito licenciandos do subprojeto Matemática PIBID/UFU na forma de um minicurso desenvolvido em três encontros de noventa minutos; este teve o intuito de resgatar as principais ideias dos alunos sobre o conceito de volume bem como coletar suas opiniões acerca da metodologia empregada. Com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, teve-se por objetivos: (a) analisar a potencialidade do material apresentado, composto por dois tipos de atividades: aquelas que, por meio de questionamentos, discussões e manipulação de materiais visaram articular as grandezas volume, massa e conteúdo; e as que envolviam a solução de problemas envolvendo comparação, medição e produção de paralelepípedos; (b) analisar o desempenho dos licenciandos no desenvolvimento das atividades e (c) analisar as opiniões deles acerca do trabalho desenvolvido. Foram utilizada filmagem, gravação de áudio, registros fotográficos. A análise da aplicação da sequência indica que as questões e os problemas propostos favoreceram as articulações necessárias para a formação do conceito e que o material tem elementos para ser considerado como potencialmente significativo para a construção do conceito de volume e pode ser aplicado a alunos do ensino fundamental, desde que seja adaptado à sua realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration102pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.521pt_BR
dc.orcid.putcode81767573-
dc.crossref.doibatchid346e3418-c190-4110-8517-756f37a83f9f-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AprendizagemConceitoVolume.pdfDissertação12.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.