Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19685
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Engenho de leigos, projeto de habilitados: vestígios, formas e técnicas construtivas na arquitetura da modernidade Uberlandense
metadata.dc.creator: Silva, Angélica Cristina Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Noronha, Gilberto Cézar de
metadata.dc.contributor.referee1: Luz, Guilherme Amaral
metadata.dc.contributor.referee2: Campo, Mônica Brincalepe
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho propõe investigar os modos de habitar e viver da população de Uberabinha-Uberlândia na primeira metade do século XX buscando compreender as relações possíveis entre os modos de construir e habitar a cidade frente aos processos de modernização. Para isto, primeiramente é feita a identificação e a análise das técnicas de construção através de vestígios iconográficos e/ou materiais das construções locais, tanto em regiões centrais quanto periféricas do município. Em seguida, propõe-se pensar as relações sociais no período estudado, ou seja, de que modo as técnicas de construção empregadas e as formas de moradias estão relacionadas com processos de diferenciação social, condições materiais, sociais e culturais que dão forma ao viver urbano moderno. Por fim, procura-se apreender as condições sociais do viver na cidade frente as expectativas de regulação social do viver enunciadas na legislação através dos códigos de posturas, na arquitetura, e/ou pela imprensa local. Diante disso, são traçadas questões a respeito das experiências de modernidade e progresso, de que modo estiveram - e ainda se fazem - presentes nas formas de viver e imaginar o espaço social.
Keywords: Modernidade
Técnicas construtivas
Formas arquitetônicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: SILVA, Angélica Cristina Gomes. Engenho de leigos, projeto de habilitados: Vestígios, formas e técnicas construtivas na arquitetura da modernidade uberlandense. 2017. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19685
Issue Date: 13-Jul-2017
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EngenhoLeigosProjeto.pdfTCC16.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.