Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19685
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6209-4362
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Engenho de leigos, projeto de habilitados: vestígios, formas e técnicas construtivas na arquitetura da modernidade Uberlandense
Autor(es): Silva, Angélica Cristina Gomes
Primeiro orientador: Noronha, Gilberto Cezar de
Primeiro membro da banca: Luz, Guilherme Amaral
Segundo membro da banca: Campo, Mônica Brincalepe
Resumo: O presente trabalho propõe investigar os modos de habitar e viver da população de Uberabinha-Uberlândia na primeira metade do século XX buscando compreender as relações possíveis entre os modos de construir e habitar a cidade frente aos processos de modernização. Para isto, primeiramente é feita a identificação e a análise das técnicas de construção através de vestígios iconográficos e/ou materiais das construções locais, tanto em regiões centrais quanto periféricas do município. Em seguida, propõe-se pensar as relações sociais no período estudado, ou seja, de que modo as técnicas de construção empregadas e as formas de moradias estão relacionadas com processos de diferenciação social, condições materiais, sociais e culturais que dão forma ao viver urbano moderno. Por fim, procura-se apreender as condições sociais do viver na cidade frente as expectativas de regulação social do viver enunciadas na legislação através dos códigos de posturas, na arquitetura, e/ou pela imprensa local. Diante disso, são traçadas questões a respeito das experiências de modernidade e progresso, de que modo estiveram - e ainda se fazem - presentes nas formas de viver e imaginar o espaço social.
Palavras-chave: Modernidade
Técnicas construtivas
Formas arquitetônicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Angélica Cristina Gomes. Engenho de leigos, projeto de habilitados: Vestígios, formas e técnicas construtivas na arquitetura da modernidade uberlandense. 2017. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19685
Data de defesa: 13-Jul-2017
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EngenhoLeigosProjeto.pdfTCC16.22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.