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Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O ensino de História para as séries iniciais sob enfoque das datas cívicas
Author: Mendonça, Jacqueline Aparecida
First Advisor: Franco, Aléxia Pádua
First member of the Committee: Lima, Sandra Cristina Fagundes de
Second member of the Committee: Freitas, Sheille Soares de
Summary: Esta monografia analisa o ensino de História praticado atualmente nas séries iniciais do ensino fundamental, examinando porque muitas experiências continuam se norteando pelo ensino das datas cívicas, apesar deste ser tão criticado pelas propostas curriculares atuais e por professores de História graduados ou em processo de graduação. Também procura, ao final, responder a uma questão que está muito presente nos debates dos professores das séries iniciais do ensino fundamental: o ensino das datas cívicas deve ser eliminado totalmente ou há alternativas para ele, norteadas por uma visão histórica mais crítica? A discussão sobre o referencial teórico foi feita no primeiro capítulo da monografia, onde, antes de levantar discussões sobre o ensino de História propriamente dito, foi necessário abordar a relação existente entre História e Memória. Neste capítulo se reconhece como o ensino de História se constituiu como um dos espaços privilegiados para construção e perpetuação de uma identidade nacional que viesse a colaborar com o projeto político institucional vigente. Ainda, neste capítulo, foram realizadas algumas discussões sobre o ensino de História para as primeiras séries do ensino fundamental sob o enfoque das datas cívicas ou comemorativas, analisando como houve historicamente a institucionalização destas no currículo e fora dele, quando elas passam a compor o calendário escolar. Questiona-se qual a concepção de História que estava por trás deste ensino. O segundo capítulo discute como algumas professoras vivenciaram esta realidade que persiste ainda hoje, entrevistando duas que trabalharam com as datas cívicas na década de 70, em escolas públicas de Uberlândia. A opção por este período se justifica pelo fato de que em 1971, com a lei nº 5.692, o ensino de Estudos Sociais foi institucionalizado, reforçando a Educação Moral e Cívica à medida que os conteúdos de História e Geografia foram simplificados e esvaziados. Além das entrevistas foram analisados programas deste período de duas escolas que nortearam o trabalho dos professores que se dedicavam ao referido ensino. O último capítulo procura entender porque, apesar de ter ocorrido uma série de modificações curriculares propostas a partir do final dos anos 1970 no ensino de história, a prática pedagógica em muitas escolas - públicas e privadas - não se desvencilhou de certas práticas tão criticadas por quase todos os professores de História, como é o caso das datas cívicas. Para compreender melhor esta questão foram eleitas duas escolas estaduais de localização central e duas situadas em bairros afastados, uma estadual e outra municipal. Foram entrevistadas professoras da rede estadual e municipal, além de analisados os cadernos de alguns alunos e os trabalhos sobre as datas cívicas.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Ensino de História
Séries iniciais
Datas cívicas
Uberlândia
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MENDONÇA, Jacqueline Aparecida. O ensino de História para as séries iniciais sob enfoque das datas cívicas. 2003. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19661
Date of defense: 2003
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