Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19615
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Malba Tahan e a revista Al-Karismi: diálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da educação matemática no ensino fundamental
Autor(es): Costa, Leonardo Silva
Primeiro orientador: Oliveira, Cristiane Coppe de
Resumo: O presente trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo contribuir para a contextualização da Matemática e da História da Educação Matemática no processo de ensino e de aprendizagem dessa ciência a partir de propostas didático-pedagógicas inspiradas pelo discurso do professor Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan na revista Al-Karismi (1946-1951). A pesquisa, por um lado, propõe um estudo dessa fonte e, por outro, um diálogo com as possibilidades didáticas para a prática docente em matemática na Educação Básica, envolvendo a História da Educação Matemática, em uma perspectiva interdisciplinar, e se utilizando dos instrumentos Fichas de trabalho e Relatório-Avaliação com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Ituiutaba/MG. Serão apresentados os resultados da aplicação de seis propostas didáticas elaboradas para a pesquisa, tendo por eixo de análise o levantamento de categorias definidas previamente com base nas possíveis situações de aprendizagem a serviço da História da Matemática, relacionadas ao discurso dos alunos. O estudo apontou que os estudantes se envolveram mais com a prática do professor, relacionando alguns termos do discurso tahaniano aos conhecimentos construídos em sala de aula. Acredita-se que a proposta colaborou com a construção de um ambiente de investigação propício para o pensar matemático, suas relações com o contexto sociocultural dos estudantes e na utilização da História como recurso que orientou e fomentou a compreensão de conteúdos disciplinares, tangenciando temas interdisciplinares, legitimando a voz dos estudantes como sujeitos nesse processo de ensino e aprendizagem e tornando a matemática divertida, curiosa e prazerosa, bem ao estilo malbatahanico.
Abstract: This study, of qualitative nature, aims to contribute to the contextualization of mathematics and history of mathematics education in the teaching and learning of this science from didactic and pedagogical proposals inspired by the teacher's speech Júlio Cesar de Mello e Souza the Malba Tahan the primary source Al-Karismi (1946-1951). The research, on the one hand, proposes a study that source and secondly, a dialogue with educational possibilities for teaching mathematics in elementary school, involving the History of Mathematics Education in an interdisciplinary perspective, using the instruments of Sheets Work and Reporting Assessment with students of the 8th grade of elementary school to a public school in the city of Ituiutaba / MG, articulating aspects that favored teaching and interdisciplinary learning in mathematics. Intended to present results of applying six didactic proposals designed to research, with the analysis of the survey axis categories defined a priori by the possible learning situations in the service of the History of Mathematics, related to the speech of students. The study found that students were involved more with practice teacher, listing some of the terms tahaniano speech to the knowledge built in the classroom. It is believed that the proposal collaborated to build a research environment conducive to the mathematical thinking, its relations with the socio-cultural context of the students and the use of history as a resource that guided and promoted the understanding of subject content, tangential interdisciplinary themes, legitimizing the voice of students as subjects members in the process of teaching and learning and making maths fun, curious and pleasant, in malbatahanico style of being.
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino - História
Tahan, Malba - 1895-1974
Interdisciplinaridade
Mathematics Education
Interdisciplinary
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: COSTA, Leonardo Silva. Malba Tahan e a revista Al-Karismi : diálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da educação matemática no ensino fundamental. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.440
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.440
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19615
Data de defesa: 28-Ago-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MalbaTahanRevista.pdfDissertação7.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.