Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19615
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Leonardo Silva-
dc.date.accessioned2017-08-28T16:57:17Z-
dc.date.available2017-08-28T16:57:17Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.citationCOSTA, Leonardo Silva. Malba Tahan e a revista Al-Karismi : diálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da educação matemática no ensino fundamental. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.440pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19615-
dc.description.abstractThis study, of qualitative nature, aims to contribute to the contextualization of mathematics and history of mathematics education in the teaching and learning of this science from didactic and pedagogical proposals inspired by the teacher's speech Júlio Cesar de Mello e Souza the Malba Tahan the primary source Al-Karismi (1946-1951). The research, on the one hand, proposes a study that source and secondly, a dialogue with educational possibilities for teaching mathematics in elementary school, involving the History of Mathematics Education in an interdisciplinary perspective, using the instruments of Sheets Work and Reporting Assessment with students of the 8th grade of elementary school to a public school in the city of Ituiutaba / MG, articulating aspects that favored teaching and interdisciplinary learning in mathematics. Intended to present results of applying six didactic proposals designed to research, with the analysis of the survey axis categories defined a priori by the possible learning situations in the service of the History of Mathematics, related to the speech of students. The study found that students were involved more with practice teacher, listing some of the terms tahaniano speech to the knowledge built in the classroom. It is believed that the proposal collaborated to build a research environment conducive to the mathematical thinking, its relations with the socio-cultural context of the students and the use of history as a resource that guided and promoted the understanding of subject content, tangential interdisciplinary themes, legitimizing the voice of students as subjects members in the process of teaching and learning and making maths fun, curious and pleasant, in malbatahanico style of being.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Históriapt_BR
dc.subjectTahan, Malba - 1895-1974pt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinarypt_BR
dc.titleMalba Tahan e a revista Al-Karismi: diálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da educação matemática no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776299J0pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298558A1pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo contribuir para a contextualização da Matemática e da História da Educação Matemática no processo de ensino e de aprendizagem dessa ciência a partir de propostas didático-pedagógicas inspiradas pelo discurso do professor Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan na revista Al-Karismi (1946-1951). A pesquisa, por um lado, propõe um estudo dessa fonte e, por outro, um diálogo com as possibilidades didáticas para a prática docente em matemática na Educação Básica, envolvendo a História da Educação Matemática, em uma perspectiva interdisciplinar, e se utilizando dos instrumentos Fichas de trabalho e Relatório-Avaliação com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Ituiutaba/MG. Serão apresentados os resultados da aplicação de seis propostas didáticas elaboradas para a pesquisa, tendo por eixo de análise o levantamento de categorias definidas previamente com base nas possíveis situações de aprendizagem a serviço da História da Matemática, relacionadas ao discurso dos alunos. O estudo apontou que os estudantes se envolveram mais com a prática do professor, relacionando alguns termos do discurso tahaniano aos conhecimentos construídos em sala de aula. Acredita-se que a proposta colaborou com a construção de um ambiente de investigação propício para o pensar matemático, suas relações com o contexto sociocultural dos estudantes e na utilização da História como recurso que orientou e fomentou a compreensão de conteúdos disciplinares, tangenciando temas interdisciplinares, legitimando a voz dos estudantes como sujeitos nesse processo de ensino e aprendizagem e tornando a matemática divertida, curiosa e prazerosa, bem ao estilo malbatahanico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration111pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.440por
dc.orcid.putcode81767562-
dc.crossref.doibatchidd6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MalbaTahanRevista.pdfDissertação7.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.