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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19500
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Transportador veicular com suspensão pneumática |
Author: | Resende, Rafael Valle de |
First Advisor: | Borges, Jose Antonio Ferreira |
First member of the Committee: | Santos, Marcelo Braga dos |
Second member of the Committee: | Nishida, Pedro Pio Rosa |
Summary: | Este trabalho consiste no desenvolvimento de um reboque para transporte de veículos equipado com quatro rodas e suspensão pneumática. O principal diferencial deste projeto consiste no fato de que cada roda possui suspensão independente, não havendo um eixo de ligação entre as rodas opostas. O uso da suspensão pneumática no projeto desse reboque para automóveis visa duas principais vantagens em relação a um reboque comum. A primeira é a praticidade do embarque e desembarque do veículo transportado, devido à inexistência de eixos e da possibilidade de rebaixamento da suspensão, o que reduz dramaticamente o ângulo de entrada da plataforma. Esta característica pode, inclusive, eliminar a necessidade de rampas. A segunda vantagem diz respeito ao aumento na estabilidade e segurança durante a operação de transporte, devido à posição mais baixa do veículo transportado que contribui para a redução da altura do centro de massa do conjunto. No decorrer deste trabalho são mostrados os procedimentos de dimensionamento do chassi e das estruturas da suspensão, os parâmetros envolvidos na determinação das medidas do reboque, e a especificação do sistema pneumático. |
Abstract: | This work consists on the development of a trailer for vehicle transport equipped with four wheels and pneumatic suspension. The main attractive of this project consists in the fact that each wheel has independent suspension, not having a connection axis between the opposing wheels. The use of the air suspension in the design of this trailer for cars aims to provide two main advantages over a common trailer. The first is the practicality to load and unload the transported vehicle, due to the absence of axles and the possibility of lowering the suspension, which dramatically reduces the entry angle of the platform. This feature can even eliminate the need for ramps. The second advantage relates to the increase in stability and safety during the transport operation, due to the lower position of the transported vehicle, which contributes to the reduction of the height of the center of mass of the assembly. This work will show the chassis and suspension structure sizing procedures, the parameters involved in determining the trailer dimensions, and the specification of the pneumatic system. |
Keywords: | Reboque plataforma Suspensão pneumática Transporte veicular |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | RESENDE, Rafael Valle de. Transportador veicular com suspensão pneumática. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19500 |
Date of defense: | 3-Aug-2017 |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecatrônica |
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TransportadorVeicularSuspensao.pdf | TCC | 15.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
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