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dc.creatorResende, Rafael Valle de-
dc.date.accessioned2017-08-17T13:20:24Z-
dc.date.available2017-08-17T13:20:24Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.citationRESENDE, Rafael Valle de. Transportador veicular com suspensão pneumática. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19500-
dc.description.abstractThis work consists on the development of a trailer for vehicle transport equipped with four wheels and pneumatic suspension. The main attractive of this project consists in the fact that each wheel has independent suspension, not having a connection axis between the opposing wheels. The use of the air suspension in the design of this trailer for cars aims to provide two main advantages over a common trailer. The first is the practicality to load and unload the transported vehicle, due to the absence of axles and the possibility of lowering the suspension, which dramatically reduces the entry angle of the platform. This feature can even eliminate the need for ramps. The second advantage relates to the increase in stability and safety during the transport operation, due to the lower position of the transported vehicle, which contributes to the reduction of the height of the center of mass of the assembly. This work will show the chassis and suspension structure sizing procedures, the parameters involved in determining the trailer dimensions, and the specification of the pneumatic system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReboque plataformapt_BR
dc.subjectSuspensão pneumáticapt_BR
dc.subjectTransporte veicularpt_BR
dc.titleTransportador veicular com suspensão pneumáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Jose Antonio Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293795056444646pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Marcelo Braga dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4411235950329370pt_BR
dc.contributor.referee2Nishida, Pedro Pio Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658354451063730pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3361273841061168pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste no desenvolvimento de um reboque para transporte de veículos equipado com quatro rodas e suspensão pneumática. O principal diferencial deste projeto consiste no fato de que cada roda possui suspensão independente, não havendo um eixo de ligação entre as rodas opostas. O uso da suspensão pneumática no projeto desse reboque para automóveis visa duas principais vantagens em relação a um reboque comum. A primeira é a praticidade do embarque e desembarque do veículo transportado, devido à inexistência de eixos e da possibilidade de rebaixamento da suspensão, o que reduz dramaticamente o ângulo de entrada da plataforma. Esta característica pode, inclusive, eliminar a necessidade de rampas. A segunda vantagem diz respeito ao aumento na estabilidade e segurança durante a operação de transporte, devido à posição mais baixa do veículo transportado que contribui para a redução da altura do centro de massa do conjunto. No decorrer deste trabalho são mostrados os procedimentos de dimensionamento do chassi e das estruturas da suspensão, os parâmetros envolvidos na determinação das medidas do reboque, e a especificação do sistema pneumático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecatrônicapt_BR
dc.sizeorduration66pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOSpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecatrônica

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