Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19450
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A escolarização da literatura para criança e a experiência estética
metadata.dc.creator: Trindade, Kethullin Rezende
metadata.dc.contributor.advisor1: Arena, Adriana Pastorello Buim
metadata.dc.contributor.referee1: Bortolanza, Ana Maria Esteves
metadata.dc.contributor.referee2: Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de
metadata.dc.description.resumo: Este é um estudo sobre a viabilidade da literatura para criança como um dos elementos para o acontecimento da experiência estética no processo de escolarização. A investigação foi realizada por meio do método exploratório e estudo teórico-bibliográfico na perspectiva histórico cultural, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados as entrevistas, um questionário e observações das aulas em que o objeto de estudo era trabalhado. O estudo procurou analisar e compreender se a partir das práticas de Pedagogas de uma escola particular de Goiânia Goiás com a literatura para crianças seria possível surgir experiências estéticas para os infantes. A partir dos dados analisados pode-se que os obstáculos em relação ao trabalho com a literatura para crianças advêm de diferentes vertentes: formação do professor, constituição como leitor literário, concepção de leitor e condições de trabalho. Por meio deste breve estudo pode-se compreender que situação da literatura para criança na escola hoje permanece a mesma desde os estudos de décadas atrás. Diante dessa constatação considera-se importante que o estudo sobre as possibilidades de experiências estéticas com o texto literário para criança no processo de escolarização, na prática pedagógica são substanciais para uma escolarização do texto literário de forma adequada, e, principalmente, contribui para o processo de ensino e incentivo à leitura que se proponha profícuo e perene.
Abstract: This is a study about the viability of children's literature as one of the elements for the event of aesthetic experience in the schooling process. The research was carried out using the exploratory method and the theoretical-bibliographic study in the cultural historical perspective. The interviews were used as instruments of data collection, a questionnaire and observations of the classes in which the object of study was worked. The study sought to analyze and understand if from the practices of Pedagogues of a private school in Goiânia - Goiás with literature for children it would be possible to create aesthetic experiences for infants. Based on the data analyzed, it is possible that the obstacles in relation to the work with the literature for children come from different aspects: teacher training, constitution as a literary reader, reader's conception and working conditions. Through this brief study one can understand that the situation of children's literature in school today remains the same from the studies of decades ago. In view of this observation, it is important to consider that the study of the possibilities of aesthetic experiences with the literary text for children in the schooling process, in pedagogical practice, is substantial for a literary schooling in an adequate way, and mainly contributes to the process Teaching and reading encouragement that is profitable and perennial.
Keywords: Educação
Literatura infantojuvenil
Estudo e ensino
Leitura (Ensino fundamental)
Leitura - Pesquisa
Escolarização
Literatura infantil
Experiência estética
Schooling process
Children´s literary
Esthetic experience
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: TRINDADE, Kethullin Rezende. A escolarização da literatura para criança e a experiência estética. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19450
Issue Date: 9-Jun-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EscolarizacaoLiteraturaCrianca.pdfDissertação8.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.