Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19416
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Criança e propaganda: a formação de um segmento de mercado
Autor: Rossi, Eliane Pimenta Braga
Primer orientador: Seixas, Jacy Alves de
Primer miembro de la banca: Lopreato, Christina da Silva Roquette
Segundo miembro de la banca: Franco, Aléxia Pádua
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo discutir a relação entre a publicidade e a formação de um segmento de mercado voltado ao público infantil e como se deu a construção de um consumidor ávido, exigente e extremamente sensível às seduções imanentes das propagandas. Por meio da linguagem empregada nos anúncios publicitários é possível vislumbrar a concepção e constituição de uma nova categoria – a dos consumidores-mirins. A propaganda que anteriormente era voltada àqueles que financiavam a compra, os pais, passam paulatinamente a direcionar-se às crianças. O produto não é utilitário simplesmente. A ele imbrica-se uma significação de pertencimento a um determinado lócus social. A construção desta “simbologia da posse” e a cultura do efêmero tem na propaganda, através de sua linguagem própria, seu agente mais eficiente. É por meio da publicidade que o produto adentra na sociedade, mediatizando as esferas da produção e do consumo. Para tal, introjeta no produto uma “identidade” carregada de simbolismos que remetem a visões de mundo e determinados estilos de vida. A consolidação deste segmento de mercado viabilizou-se, entre outros fatores, principalmente, pelo duplo deslocamento perceptível na publicidade. O primeiro remete à já mencionada passagem do direcionamento dos pais para as crianças. O segundo é decorrente do primeiro e refere-se à transposição do tempo futuro para o presente, enfocando assim, a satisfação pelo imediatismo no consumo. Tal processo diferencia-se dos demais processos de segmentação de mercado justamente por caracterizar-se pela extrapolação da sanha capitalista. Viabilizou-se a partir do que seria seu impedimento. Criou um consumidor que não dispõe da condição primeva de sê-lo: participar do mundo do trabalho e, consequentemente, possuir renda. No entanto, formatou um consumidor que encampa a simbologia envolta na veiculação da mensagem do produto, sem critérios de seleção a priori.
Palabras clave: História
Representação
Criança
Publicidade
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ROSSI, Eliane Pimenta Braga. Criança e propaganda: a formação de um segmento de mercado. 2004. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19416
Fecha de defensa: 2004
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CriancaPropagandaFormacao.pdfTCC2.18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.