Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19402
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Trabalho e educação: a construção da ordem social em Uberabinha - (1891-1906)
metadata.dc.creator: Nunes, Ylana Carolina Marquez
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves Neto, Wenceslau
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Sérgio Paulo
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Sheille Soares de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o discurso disseminado entre a elite uberabinhense relativo à questão do trabalho e da educação na cidade de Uberabinha, entre os anos de 1891-1906. A data de 1891 é tomada como referência inicial por ser o ano em que se tem a primeira documentação oficial (as atas da Câmara Municipal) e 1906 é colocado como limite por inaugurar uma nova fase na educação (mineira) com a introdução dos grupos escolares por meio da Reforma João Pinheiro. A análise foi realizada promovendo-se o cruzamento de algumas fontes, como os livros de atas (que se encontram disponíveis no Arquivo Público de Uberlândia), referentes aos anos de 1891 e 1906, e jornais que retratam o período. Após a identificação dessa documentação foi feita uma transcrição na íntegra das reportagens em fichas especiais, posteriormente digitadas e arquivadas, encontrando-se à disposição no Núcleo de História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Posteriormente realizou-se o cotejamento das fontes com a bibliografia básica e a produção do texto que se divide em dois capítulos. O primeiro é teórico e procurou resgatar a questão do trabalho e do trabalhador antes e posteriormente ao advento da República. Nele também se analisa o papel da educação, principalmente, na formação desse novo homem que deveria surgir com a República. O segundo analisa como essas representações se encontravam disseminadas no interior da elite uberabinhense e como a cidade incorporava esses ideais republicanos.
Notes: Palavras-chave e o resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Trabalho
Educação
Ordem social
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: NUNES, Ylana Carolina Marquez. Trabalho e educação: a construção da ordem social em Uberabinha - (1891-1906). 2004. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História, Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19402
Issue Date: 2004
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrabalhoEducacaoConstucao.pdfTCC402.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.