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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19402
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Nunes, Ylana Carolina Marquez | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-08T17:24:24Z | - |
dc.date.available | 2017-08-08T17:24:24Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Ylana Carolina Marquez. Trabalho e educação: a construção da ordem social em Uberabinha (1891-1906). 2004. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19402 | - |
dc.description | Palavras-chave e o resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ordem social | pt_BR |
dc.title | Trabalho e educação: a construção da ordem social em Uberabinha (1891-1906) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves Neto, Wenceslau | - |
dc.contributor.referee1 | Morais, Sérgio Paulo | - |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Sheille Soares de | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo analisar o discurso disseminado entre a elite uberabinhense relativo à questão do trabalho e da educação na cidade de Uberabinha, entre os anos de 1891-1906. A data de 1891 é tomada como referência inicial por ser o ano em que se tem a primeira documentação oficial (as atas da Câmara Municipal) e 1906 é colocado como limite por inaugurar uma nova fase na educação (mineira) com a introdução dos grupos escolares por meio da Reforma João Pinheiro. A análise foi realizada promovendo-se o cruzamento de algumas fontes, como os livros de atas (que se encontram disponíveis no Arquivo Público de Uberlândia), referentes aos anos de 1891 e 1906, e jornais que retratam o período. Após a identificação dessa documentação foi feita uma transcrição na íntegra das reportagens em fichas especiais, posteriormente digitadas e arquivadas, encontrando-se à disposição no Núcleo de História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Posteriormente realizou-se o cotejamento das fontes com a bibliografia básica e a produção do texto que se divide em dois capítulos. O primeiro é teórico e procurou resgatar a questão do trabalho e do trabalhador antes e posteriormente ao advento da República. Nele também se analisa o papel da educação, principalmente, na formação desse novo homem que deveria surgir com a República. O segundo analisa como essas representações se encontravam disseminadas no interior da elite uberabinhense e como a cidade incorporava esses ideais republicanos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 48 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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