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dc.creatorNunes, Ylana Carolina Marquez-
dc.date.accessioned2017-08-08T17:24:24Z-
dc.date.available2017-08-08T17:24:24Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationNUNES, Ylana Carolina Marquez. Trabalho e educação: a construção da ordem social em Uberabinha (1891-1906). 2004. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19402-
dc.descriptionPalavras-chave e o resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectOrdem socialpt_BR
dc.titleTrabalho e educação: a construção da ordem social em Uberabinha (1891-1906)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves Neto, Wenceslau-
dc.contributor.referee1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee2Freitas, Sheille Soares de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar o discurso disseminado entre a elite uberabinhense relativo à questão do trabalho e da educação na cidade de Uberabinha, entre os anos de 1891-1906. A data de 1891 é tomada como referência inicial por ser o ano em que se tem a primeira documentação oficial (as atas da Câmara Municipal) e 1906 é colocado como limite por inaugurar uma nova fase na educação (mineira) com a introdução dos grupos escolares por meio da Reforma João Pinheiro. A análise foi realizada promovendo-se o cruzamento de algumas fontes, como os livros de atas (que se encontram disponíveis no Arquivo Público de Uberlândia), referentes aos anos de 1891 e 1906, e jornais que retratam o período. Após a identificação dessa documentação foi feita uma transcrição na íntegra das reportagens em fichas especiais, posteriormente digitadas e arquivadas, encontrando-se à disposição no Núcleo de História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Posteriormente realizou-se o cotejamento das fontes com a bibliografia básica e a produção do texto que se divide em dois capítulos. O primeiro é teórico e procurou resgatar a questão do trabalho e do trabalhador antes e posteriormente ao advento da República. Nele também se analisa o papel da educação, principalmente, na formação desse novo homem que deveria surgir com a República. O segundo analisa como essas representações se encontravam disseminadas no interior da elite uberabinhense e como a cidade incorporava esses ideais republicanos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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