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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Milagre econômico: a questão indígena no livro didático (1950-1970)
Autor(es): Souza, Iris Lúcia Martins de
Primeiro orientador: Melo, Rita de Cássia Guimarães
Primeiro membro da banca: Uemori, Celso Noburo
Segundo membro da banca: Pacheco, Fábio Piva
Resumo: O Brasil é um país que se constitui historicamente por relações socioculturais entrelaçados pelas experiências das populações africanas, europeias e indígenas, experiências essas que se misturaram a costumes e tradições. Consequentemente, o contexto econômico, social e cultural, formou-se ao longo dessas inter-relações. Foi nesse contexto de relações históricas que a população indígena conseguiu sobreviver ai longo dos quinhentos anos, negociando e resistindo. Portanto, o “índio” é conceituado por estereótipos que são construídos politicamente e socialmente, tanto na literatura, nos romances, na História Oficial, sendo reproduzidos na sociedade por meio da fala e da escrita. Um dos reprodutores de conceito “índio” e que é de alcance de muitos brasileiros no processo de aprendizagem (a educação institucionalizada) é o livro didático. Nesse contexto, pensando na importância do livro didático resolvi pesquisar a política que envolve a fabricação dos livros didáticos nas décadas de 40 a 70 e analisá-los no período de 70 a 74 para compreender a ausência da temática indígena nos conteúdos pedagógicos. Nesse período, o governo Médici tendo como objetivo a política do “milagre econômico” que visava a “Integração Nacional”, se concretizando com a construção de rodovias, principalmente com a Rodovia Transamazônica ligando o Nordeste ao Peru cortando a Bacia Amazônica, teve como consequência a destruição das populações indígenas que habitavam a Amazônia.
Notas: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Palavras-chave: História
Indígena
Livro didático
Brasil
1950-1970
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Iris Lúcia Martins de. Milagre econômico: a questão indígena no livro didático (1950-1970). 2004. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19399
Data de defesa: 2004
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