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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19399
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Souza, Iris Lúcia Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-08T13:31:46Z | - |
dc.date.available | 2017-08-08T13:31:46Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Iris Lúcia Martins de. Milagre econômico: a questão indígena no livro didático (1950-1970). 2004. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19399 | - |
dc.description | Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Indígena | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Brasil | - |
dc.subject | 1950-1970 | - |
dc.title | Milagre econômico: a questão indígena no livro didático (1950-1970) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Rita de Cássia Guimarães | - |
dc.contributor.referee1 | Uemori, Celso Noburo | - |
dc.contributor.referee2 | Pacheco, Fábio Piva | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O Brasil é um país que se constitui historicamente por relações socioculturais entrelaçados pelas experiências das populações africanas, europeias e indígenas, experiências essas que se misturaram a costumes e tradições. Consequentemente, o contexto econômico, social e cultural, formou-se ao longo dessas inter-relações. Foi nesse contexto de relações históricas que a população indígena conseguiu sobreviver ai longo dos quinhentos anos, negociando e resistindo. Portanto, o “índio” é conceituado por estereótipos que são construídos politicamente e socialmente, tanto na literatura, nos romances, na História Oficial, sendo reproduzidos na sociedade por meio da fala e da escrita. Um dos reprodutores de conceito “índio” e que é de alcance de muitos brasileiros no processo de aprendizagem (a educação institucionalizada) é o livro didático. Nesse contexto, pensando na importância do livro didático resolvi pesquisar a política que envolve a fabricação dos livros didáticos nas décadas de 40 a 70 e analisá-los no período de 70 a 74 para compreender a ausência da temática indígena nos conteúdos pedagógicos. Nesse período, o governo Médici tendo como objetivo a política do “milagre econômico” que visava a “Integração Nacional”, se concretizando com a construção de rodovias, principalmente com a Rodovia Transamazônica ligando o Nordeste ao Peru cortando a Bacia Amazônica, teve como consequência a destruição das populações indígenas que habitavam a Amazônia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 64 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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