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dc.creatorSouza, Iris Lúcia Martins de-
dc.date.accessioned2017-08-08T13:31:46Z-
dc.date.available2017-08-08T13:31:46Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationSOUZA, Iris Lúcia Martins de. Milagre econômico: a questão indígena no livro didático (1950-1970). 2004. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19399-
dc.descriptionPalavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectIndígenapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectBrasil-
dc.subject1950-1970-
dc.titleMilagre econômico: a questão indígena no livro didático (1950-1970)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Rita de Cássia Guimarães-
dc.contributor.referee1Uemori, Celso Noburo-
dc.contributor.referee2Pacheco, Fábio Piva-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO Brasil é um país que se constitui historicamente por relações socioculturais entrelaçados pelas experiências das populações africanas, europeias e indígenas, experiências essas que se misturaram a costumes e tradições. Consequentemente, o contexto econômico, social e cultural, formou-se ao longo dessas inter-relações. Foi nesse contexto de relações históricas que a população indígena conseguiu sobreviver ai longo dos quinhentos anos, negociando e resistindo. Portanto, o “índio” é conceituado por estereótipos que são construídos politicamente e socialmente, tanto na literatura, nos romances, na História Oficial, sendo reproduzidos na sociedade por meio da fala e da escrita. Um dos reprodutores de conceito “índio” e que é de alcance de muitos brasileiros no processo de aprendizagem (a educação institucionalizada) é o livro didático. Nesse contexto, pensando na importância do livro didático resolvi pesquisar a política que envolve a fabricação dos livros didáticos nas décadas de 40 a 70 e analisá-los no período de 70 a 74 para compreender a ausência da temática indígena nos conteúdos pedagógicos. Nesse período, o governo Médici tendo como objetivo a política do “milagre econômico” que visava a “Integração Nacional”, se concretizando com a construção de rodovias, principalmente com a Rodovia Transamazônica ligando o Nordeste ao Peru cortando a Bacia Amazônica, teve como consequência a destruição das populações indígenas que habitavam a Amazônia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration64pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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