Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19387
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: De portas fechadas: vivências e resistências dos professores de História no ensino básico de Uberlândia nos anos de Ditadura Militar – 1964 a 1985
metadata.dc.creator: Faria, Brenda da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopreato, Christina da Silva Roquette
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Sandra Cristina Fagundes de
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves Neto, Wenceslau
metadata.dc.description.resumo: Está pesquisa pretende compreender o desenvolvimento da prática docente do profissional de história no ensino básico de Uberlândia, nos anos de Ditadura Militar (1964–1985). Delimitando o tema ao estudo das práticas dos professores dentro de sala de aula, compreendendo ser este o lugar que se evidenciam as relações e os conflitos da profissão. Privilegiam-se, portanto, as falas dos professores acreditando que somente a partir de seus relatos poderemos compreender como eles lidavam com os diversos elementos de influência no desenvolvimento de sua docência. Ressalta-se neste trabalho a formação academia, a estruturação do sistema educacional brasileiro e a função social do professor, e mais especificamente nesta pesquisa, do professor de história como apenas alguns dos elementos de influência e condicionamento do ofício de professor. De modo que, se evidencia as particularidades deste profissional, principalmente daqueles que junto ao ensino de história desenvolvem a sua prática, reconhecendo que a construção da docência se dá a partir das relações que estabelecem com os projetos político-pedagógicos do sistema educacional, mas também, com os projetos pessoais dos sujeitos históricos que se desenvolvem neste ambiente.
Keywords: Ditadura Militar
Educação
Ensino de História
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: FARIA, Brenda da Silva. De portas fechadas: vivências e resistências dos professores de História no ensino básico de Uberlândia nos anos de Ditadura Militar – 1964 a 1985. 2007. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História, Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19387
Issue Date: 2007
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PortasFechadasVivencias.pdfTCC587.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.