Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19385
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A construção da identidade e da autoestima da criança afrodescendente por meio do ensino escolar
Autor: Machado, Daniela Cabral
Primer orientador: Paula, Dilma Andrade de
Primer miembro de la banca: Ramos, Geovanna de Lourdes Alves
Segundo miembro de la banca: Freitas, Sheille Soares de
Resumen: Essa pesquisa pretende demonstrar a importância da construção da identidade e da autoestima da criança afrodescendente por meio do ensino escolar. Expõe sobre o papel da Escola ao propiciar um Ensino que combate a discriminação racial, analisando qual é o papel do professor no processo ensino- aprendizagem. Também é realizada uma análise do papel do Movimento Negro ao reivindicar leis na área da Educação que buscam contribuir para a construção de uma identidade e autoestima positiva da criança afro-brasileira. Analisa a ideologia racista que em cada momento histórico existe de uma forma diferenciada e questiona algumas alternativas na área da Educação que buscam combatê-las.
Notas: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Palabras clave: Identidade
Afrodescendente
Escola
Ensino
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MACHADO, Daniela Cabral. A construção da identidade e da autoestima da criança afrodescendente por meio do ensino escolar. 2007. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19385
Fecha de defensa: 2007
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ConstrucaoIdentidadeAutoestima.pdfTCC15.72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.