Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19385
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A construção da identidade e da autoestima da criança afrodescendente por meio do ensino escolar
Author: Machado, Daniela Cabral
First Advisor: Paula, Dilma Andrade de
First member of the Committee: Ramos, Geovanna de Lourdes Alves
Second member of the Committee: Freitas, Sheille Soares de
Summary: Essa pesquisa pretende demonstrar a importância da construção da identidade e da autoestima da criança afrodescendente por meio do ensino escolar. Expõe sobre o papel da Escola ao propiciar um Ensino que combate a discriminação racial, analisando qual é o papel do professor no processo ensino- aprendizagem. Também é realizada uma análise do papel do Movimento Negro ao reivindicar leis na área da Educação que buscam contribuir para a construção de uma identidade e autoestima positiva da criança afro-brasileira. Analisa a ideologia racista que em cada momento histórico existe de uma forma diferenciada e questiona algumas alternativas na área da Educação que buscam combatê-las.
Notes: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Identidade
Afrodescendente
Escola
Ensino
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MACHADO, Daniela Cabral. A construção da identidade e da autoestima da criança afrodescendente por meio do ensino escolar. 2007. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19385
Date of defense: 2007
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConstrucaoIdentidadeAutoestima.pdfTCC15.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.