Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19369
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A reestruturação produtiva na empresa Votorantim Metais: novas práticas para a velha dominação capitalista
Autor(es): Lucas, Marcilio Rodrigues
Primeiro orientador: Almeida, Antônio de
Primeiro membro da banca: Paula, Dilma Andrade de
Segundo membro da banca: Graciolli, Edilson José
Resumo: Esta pesquisa busca analisar o processo de reestruturação produtiva ocorrido na empresa Votorantim Metais/Unidade Três Marias-MG (VMTM), a partir da década de 1990. Essa reestruturação está inserida num processo mais amplo de reorganização do capitalismo, que, no plano da produção, caracteriza-se pela ascensão do modelo "toyotista" de organização do trabalho. As mudanças percebidas nesse contexto são de grande profundidade, alterando aspectos da materialidade e da subjetividade dos trabalhadores da VMTM. Entre as principais transformações ocorridas estão as demissões em massa, a terceirização de vários setores da empresa, a fragmentação dos trabalhadores e a intensificação do trabalho. Além disso, a partir do ideal de "empresa enxuta", a VMTM apresenta uma série de programas organizacionais que tem por objetivo final estabelecer novos mecanismos de sujeição da força de trabalho, que possibilitem o aumento da produtividade ao proporcionar um grau maior de envolvimento dos trabalhadores com o processo produtivo. Em outros termos, trata-se de uma tentativa de conseguir o engajamento subjetivo dos trabalhadores em defesa das metas empresariais, num contexto desfavorável às organizações coletivas dos trabalhadores. Por último, este trabalho procura analisar a experiência dos trabalhadores, em termos de adesão e resistência, diante do processo de reestruturação colocado. Trata-se de uma realidade extremamente contraditória, na qual a pressão pela conformação aos padrões da empresa possui mais força e poder persuasivo que as noções de identidade e solidariedade de classes. Porém, não se pode dizer que existe uma assimilação completa do conteúdo da dominação burguesa por parte dos trabalhadores. Apesar da conjuntura adversa, os trabalhadores da VMTM demonstram capacidade crítica frente ao processo e conseguem manter, com todas as dificuldades, um sindicato significativamente combativo, muito distante do "sindicato de empresa" projetado pelo modelo toyotista.
Notas: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Palavras-chave: Votorantim
Capitalismo
Toyotismo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LUCAS, Marcilio Rodrigues. A reestruturação produtiva na empresa Votorantim Metais: novas práticas para a velha dominação capitalista. 2007. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19369
Data de defesa: 2007
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReestruturacaoProdutivaVotorantim.pdfTCC18.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.