Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19365
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Antônio Nóbrega: um brincante
metadata.dc.creator: Rezende, Mauro Sérgio Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Rosangela Patriota
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Alcides Freire
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Maria Abadia
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia apresenta a trajetória artística de Antônio Carlos Nóbrega de Almeida a partir de seu ingresso no Movimento Armorial em 1970 compondo o Quinteto Armorial. Tem o propósito de evidenciar como o artista e o pensamento armorialista apropriaram-se da cultura popular brasileira, especialmente a nordestina, para recriarem suas próprias artes na construção de uma nova forma artística numa outra linguagem e que universalizasse essa mesma cultura. Nesse caminho abordaremos na fase inicial de Antônio Nóbrega sua busca junto à cultura popular em conhecer seus brincantes e suas maneiras de manifestarem, seu encontro com Ariano Suassuna e seus trabalhos quando residia em Recife PE e após sua mudança para São Paulo SP. Num segundo capítulo trataremos da tradição na obra de Nóbrega com o apoio teórico dos estudos de Mikhail Bakhtin sobre o riso popular na Idade Média e no Renascimento, remetendo-se ao Romance de Rabelais. O terceiro capítulo trará a análise do espetáculo Lunário Perpétuo e um mapeamento anexo sobre sua gravação em DVD. A guisa de conclusão faremos um diálogo entre o pensamento de Nóbrega o pensamento armorialista, com os folcloristas. Os anexos de forma geral, assim como as ilustrações postas nos capítulos, são por nós considerados de grande valia à composição imaginária do leitor sobre a obra e o universo no qual Antônio Nóbrega se insere e à compreensão da análise fílmica do DVD e de nossa escrita. Esta escrita monográfica tem por finalidade contribuir com os Estudos Históricos da Cultura e da Arte tendo como campo de referência a cultura popular brasileira inscrita na obra de Antônio Nóbrega. Para tanto, as análises teóricas feitas sobre a tradição da cultura medieval que ecoam na cultura popular nordestina alimentam o exercício do historiador no desafio de se lançar, imaginariamente, no passado sem anacronismos e escrever a História presente considerando-a inserida num processo onde residem tempos históricos diversos.
Notes: Palavras chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Quinteto Armorial
Riso
Estudos culturais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: REZENDE, Mauro Sérgio Guimarães. Antônio Nóbrega: um brincante. 2007. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História, Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19365
Issue Date: 2007
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AntonioNobregaBrincante.pdfTCC31.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.