Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19365
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRezende, Mauro Sérgio Guimarães-
dc.date.accessioned2017-08-07T20:12:51Z-
dc.date.available2017-08-07T20:12:51Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationREZENDE, Mauro Sérgio Guimarães. Antônio Nóbrega: um brincante. 2007. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19365-
dc.descriptionPalavras chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuinteto Armorialpt_BR
dc.subjectRisopt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.titleAntônio Nóbrega: um brincantept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee2Cardoso, Maria Abadia-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia apresenta a trajetória artística de Antônio Carlos Nóbrega de Almeida a partir de seu ingresso no Movimento Armorial em 1970 compondo o Quinteto Armorial. Tem o propósito de evidenciar como o artista e o pensamento armorialista apropriaram-se da cultura popular brasileira, especialmente a nordestina, para recriarem suas próprias artes na construção de uma nova forma artística numa outra linguagem e que universalizasse essa mesma cultura. Nesse caminho abordaremos na fase inicial de Antônio Nóbrega sua busca junto à cultura popular em conhecer seus brincantes e suas maneiras de manifestarem, seu encontro com Ariano Suassuna e seus trabalhos quando residia em Recife PE e após sua mudança para São Paulo SP. Num segundo capítulo trataremos da tradição na obra de Nóbrega com o apoio teórico dos estudos de Mikhail Bakhtin sobre o riso popular na Idade Média e no Renascimento, remetendo-se ao Romance de Rabelais. O terceiro capítulo trará a análise do espetáculo Lunário Perpétuo e um mapeamento anexo sobre sua gravação em DVD. A guisa de conclusão faremos um diálogo entre o pensamento de Nóbrega o pensamento armorialista, com os folcloristas. Os anexos de forma geral, assim como as ilustrações postas nos capítulos, são por nós considerados de grande valia à composição imaginária do leitor sobre a obra e o universo no qual Antônio Nóbrega se insere e à compreensão da análise fílmica do DVD e de nossa escrita. Esta escrita monográfica tem por finalidade contribuir com os Estudos Históricos da Cultura e da Arte tendo como campo de referência a cultura popular brasileira inscrita na obra de Antônio Nóbrega. Para tanto, as análises teóricas feitas sobre a tradição da cultura medieval que ecoam na cultura popular nordestina alimentam o exercício do historiador no desafio de se lançar, imaginariamente, no passado sem anacronismos e escrever a História presente considerando-a inserida num processo onde residem tempos históricos diversos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration99pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AntonioNobregaBrincante.pdfTCC31.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.