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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19365
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Rezende, Mauro Sérgio Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-07T20:12:51Z | - |
dc.date.available | 2017-08-07T20:12:51Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Mauro Sérgio Guimarães. Antônio Nóbrega: um brincante. 2007. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19365 | - |
dc.description | Palavras chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Quinteto Armorial | pt_BR |
dc.subject | Riso | pt_BR |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.title | Antônio Nóbrega: um brincante | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Rosangela Patriota | - |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Maria Abadia | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia apresenta a trajetória artística de Antônio Carlos Nóbrega de Almeida a partir de seu ingresso no Movimento Armorial em 1970 compondo o Quinteto Armorial. Tem o propósito de evidenciar como o artista e o pensamento armorialista apropriaram-se da cultura popular brasileira, especialmente a nordestina, para recriarem suas próprias artes na construção de uma nova forma artística numa outra linguagem e que universalizasse essa mesma cultura. Nesse caminho abordaremos na fase inicial de Antônio Nóbrega sua busca junto à cultura popular em conhecer seus brincantes e suas maneiras de manifestarem, seu encontro com Ariano Suassuna e seus trabalhos quando residia em Recife PE e após sua mudança para São Paulo SP. Num segundo capítulo trataremos da tradição na obra de Nóbrega com o apoio teórico dos estudos de Mikhail Bakhtin sobre o riso popular na Idade Média e no Renascimento, remetendo-se ao Romance de Rabelais. O terceiro capítulo trará a análise do espetáculo Lunário Perpétuo e um mapeamento anexo sobre sua gravação em DVD. A guisa de conclusão faremos um diálogo entre o pensamento de Nóbrega o pensamento armorialista, com os folcloristas. Os anexos de forma geral, assim como as ilustrações postas nos capítulos, são por nós considerados de grande valia à composição imaginária do leitor sobre a obra e o universo no qual Antônio Nóbrega se insere e à compreensão da análise fílmica do DVD e de nossa escrita. Esta escrita monográfica tem por finalidade contribuir com os Estudos Históricos da Cultura e da Arte tendo como campo de referência a cultura popular brasileira inscrita na obra de Antônio Nóbrega. Para tanto, as análises teóricas feitas sobre a tradição da cultura medieval que ecoam na cultura popular nordestina alimentam o exercício do historiador no desafio de se lançar, imaginariamente, no passado sem anacronismos e escrever a História presente considerando-a inserida num processo onde residem tempos históricos diversos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 99 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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