Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19321
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O que os estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Uberlândia entendem como resultado abrangente?
Autor: Pereira, Vitor Oliveira
Primer orientador: Martins, Vidigal Fernandes
Resumen: Este estudo tem como objetivo analisar o conhecimento dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia sobre a Demonstração de Resultado Abrangente - DRA. O aspecto metodológico do trabalho tem abordagem descritiva, com avaliação quantitativa de dados e em relação aos procedimentos técnicos se baseará em um levantamento, por meio de aplicação de questionário. Os participantes da pesquisa foram sessenta e três alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, cursando a partir do 4º período proposto pelo curso. O questionário foi divido em três partes: 1) perfil do respondente, 2) identificação do método de ensino dos docentes e 3) conhecimento sobre a DRA, com testes das hipóteses acerca do assunto. Os resultados demonstraram que os alunos não possuem conhecimento apropriado sobre DRA, mas, no entanto a consideram importante para profissionais da área. Pode-se perceber também que os conhecimentos sobre o conteúdo em questão melhoram à medida que os alunos avançam de período no curso.
Abstract: This study aims to analyze the knowledge of the students of the course of Accounting Sciences of the Federal University of Uberlândia on the Comprehensive Income Statement - DRA. The methodological aspect the work has a descriptive approach, with quantitative evaluation of data and in relation to the technical procedures will be based on a survey, through a questionnaire application. The participants of the research were sixty-three students of the course of Accounting Sciences of the Federal University of Uberlândia, studying from the 4th period proposed by the course. The questionnaire was divided into three parts: 1) respondent profile, 2) identification of the teaching method of the teachers and 3) knowledge about the DRA, with tests of hypotheses about the subject. The results showed that students do not have adequate knowledge about DRA, but nevertheless consider it important for professionals in the area. It can also be seen that knowledge about the content in question improves as students progress through the course.
Palabras clave: Demonstração do resultado abrangente
Normas contábeis
Métodos de ensino
Statement of comprehensive income
Accounting standards
Teaching methods
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PEREIRA, Vitor Oliveira. O que os estudantes do curso de ciências contábeis da universidade federal de uberlândia entendem como resultado abrangente? 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19321
Fecha de defensa: 2017
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstudantesCursoCiencias.pdfTCC786.05 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.