Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19319
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
Title: Análise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de história da contabilidade
metadata.dc.creator: Mendes, Roberta Lorena Machado
metadata.dc.contributor.advisor1: Malaquias, Rodrigo Fernandes
metadata.dc.description.resumo: Existem recursos tecnológicos que podem ser utilizados em sala de aula pelos professores do magistério superior e que contribuem para conquistar a atenção e o interesse dos alunos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, dentre as opções para o ensino da disciplina de História da Contabilidade, há disponível o Deborah Game, um jogo on-line e gratuito, desenvolvido no Grupo de Estudos de Tecnologia da educação na Contabilidade – GETEC/FEA/USP, liderado pelo Prof. Edgard Cornacchione. Considerando este contexto, o presente trabalho objetiva analisar a percepção de alunos de um curso de graduação em Ciências Contábeis sobre o uso do jogo Deborah Game no ensino da disciplina de História do Pensamento Contábil. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa, com utilização de entrevistas semiestruturadas. Dentre os principais resultados obtidos, observa-se a aceitação e aprovação dos alunos em utilizar um recurso tecnológico no processo de ensino aprendizagem, bem como a percepção de que a matéria ficou mais prazerosa com o uso de uma ferramenta diferente dos recursos tradicionais.
Abstract: There are technological resources that teachers can use in the classroom, and these resources contribute to attract the attention and the interest of students, improving the teaching/learning process. Currently, among the teaching options for the Accounting History course, there is available the Deborah Game, which is an online and free game developed at the Lab of Technology Education in Accounting (GETC/FEA/USP), headed by Professor Edgard Cornacchione. Therefore, the aim of this study is to analyze the perception of the undergraduate accounting students about the use of the Deborah Game in the Accounting History course. In order to do that, we develop a qualitative research through the application of semi-structured interviews. The results indicated the acceptance and approval of the students regarding the usage of a technological resource in the teaching-learning process. Moreover, the results indicate that the course became more pleasant with the implementation of a tool that is different from the ordinary ones.
Notes: Os autores agradecem ao Prof. Dr. Edgard Cornacchione pela autorização para utilizar o DEBORAH GAME em um estudo acadêmico. O jogo DEBORAH GAME foi desenvolvido no Grupo de Estudos de Tecnologia da educação na Contabilidade – GETEC/FEA/USP, liderado pelo Prof. Edgard Cornacchione (DEBORAH GAME, 2017).
Keywords: Jogos educativos
História da contabilidade
Ensino
Serious games
Teaching
Accounting history
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: MENDES, R. L. M. Análise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de História da Contabilidade. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19319
Issue Date: 8-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseQualitativaPercepcao .pdfTCC527.69 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.