Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19319
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendes, Roberta Lorena Machado-
dc.date.accessioned2017-08-04T14:41:04Z-
dc.date.available2017-08-04T14:41:04Z-
dc.date.issued2017-06-08-
dc.identifier.citationMENDES, Roberta Lorena Machado. Análise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de História da Contabilidade. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19319-
dc.descriptionOs autores agradecem ao Prof. Dr. Edgard Cornacchione pela autorização para utilizar o DEBORAH GAME em um estudo acadêmico. O jogo DEBORAH GAME foi desenvolvido no Grupo de Estudos de Tecnologia da educação na Contabilidade – GETEC/FEA/USP, liderado pelo Prof. Edgard Cornacchione (DEBORAH GAME, 2017).pt_BR
dc.description.abstractThere are technological resources that teachers can use in the classroom, and these resources contribute to attract the attention and the interest of students, improving the teaching/learning process. Currently, among the teaching options for the Accounting History course, there is available the Deborah Game, which is an online and free game developed at the Lab of Technology Education in Accounting (GETC/FEA/USP), headed by Professor Edgard Cornacchione. Therefore, the aim of this study is to analyze the perception of the undergraduate accounting students about the use of the Deborah Game in the Accounting History course. In order to do that, we develop a qualitative research through the application of semi-structured interviews. The results indicated the acceptance and approval of the students regarding the usage of a technological resource in the teaching-learning process. Moreover, the results indicate that the course became more pleasant with the implementation of a tool that is different from the ordinary ones.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectHistória da contabilidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSerious gamespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectAccounting historypt_BR
dc.titleAnálise qualitativa da percepção dos discentes sobre o uso de um jogo educativo para o ensino de história da contabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Malaquias, Rodrigo Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9135874740234258pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoExistem recursos tecnológicos que podem ser utilizados em sala de aula pelos professores do magistério superior e que contribuem para conquistar a atenção e o interesse dos alunos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, dentre as opções para o ensino da disciplina de História da Contabilidade, há disponível o Deborah Game, um jogo on-line e gratuito, desenvolvido no Grupo de Estudos de Tecnologia da educação na Contabilidade – GETEC/FEA/USP, liderado pelo Prof. Edgard Cornacchione. Considerando este contexto, o presente trabalho objetiva analisar a percepção de alunos de um curso de graduação em Ciências Contábeis sobre o uso do jogo Deborah Game no ensino da disciplina de História do Pensamento Contábil. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa, com utilização de entrevistas semiestruturadas. Dentre os principais resultados obtidos, observa-se a aceitação e aprovação dos alunos em utilizar um recurso tecnológico no processo de ensino aprendizagem, bem como a percepção de que a matéria ficou mais prazerosa com o uso de uma ferramenta diferente dos recursos tradicionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode77047622-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseQualitativaPercepcao .pdfTCC527.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.