Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19292
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Identificação do gene blakpc em amostras de klebsiella pneumoniae resistente aos carbapenêmicos em um Hospital Municipal Mineiro
Author: Correa, Alessandro Sousa
First Advisor: Borges, Lizandra Ferreira de Almeida e
First member of the Committee: Melo, Celine de
Second member of the Committee: Campos, Paola Amaral de
Summary: Klebsiella pneumoniae tem sido caracterizado como causador de doenças e responsável isua resistência aos antibióticos. Este trabalho como objetivo caracterizar amostras clínicas de Klebsiella pneumoniae quanto à produção de enzimas do tipo KPC. Foram avaliados 30 isolados em 28 pacientes, em um hospital mineiro, no período de 2013 a 2015. As amostras foram isoladas e recuperadas para realização da técnica de PCR para detecção do gene blaKPC. Foi demonstrado maior associação da Diabetes tipo Mellitus com infecção por K. pneumoniae, na Unidade de Terapia Intensiva, bem como maior resistência frente a Tobramicina, Ticarcilina + Ácido Clavulânico, fora da UTI. Foi confirmada a presença do gene blaKPC em 92,8% das amostras. A pesquisa demonstrou ainda que a maior parte dos isolados é resistente a pelo menos um antimicrobiano de cada classe, com exceção de Polimixina B. Por isso são necessários estudos que monitorem a evolução clonal destes microrganismos no ambiente hospitalar, não somente em K. pneumoniae, mas em todos os outros com emergência a multirresistência.
Keywords: blaKPC
Carbapenemase
Multirresistência
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CORREA, Alessandro Sousa. Identificação do gene blakpc em amostras de klebsiella pneumoniae resistente aos carbapenêmicos em um Hospital Municipal Mineiro. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19292
Date of defense: 17-Jul-2017
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IdentificacaoGeneBlakpc.pdfTCC333.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.