Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19261
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A modelagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental
Autor(es): Marcão, Daniela Gervásio
Primeiro orientador: Oliveira, Guilherme Saramago de
Primeiro membro da banca: Borges, Bento Souza
Segundo membro da banca: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Resumo: O problema ao qual a pesquisa buscou obter reposta foi: Quais são os saberes relacionados à Modelagem Matemática que os professores precisam dominar para que possam desenvolver uma prática pedagógica em Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental que possibilite aos alunos a aquisição de aprendizagens realmente significativas? Esta pesquisa teve como objetivo identificar, analisar e sistematizar os principais saberes inerentes à Modelagem que contribuem para o desenvolvimento de uma prática pedagógica nos primeiros anos do Ensino Fundamental, de forma a possibilitar aos alunos a aquisição de aprendizagens significativas dos conteúdos da Matemática. Para responder o problema e alcançar os objetivos propostos foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica do tipo metanálise. Nesse sentido, o estudo descreve, analisa e sistematiza as principais características do ensino da Matemática, algumas metodologias alternativas, as teorias da aprendizagem significativa sob o enfoque de Ausubel e Rogers e ainda faz um aprofundamento sobre a Modelagem, objeto de estudo, com o intuito de subsidiar a formação dos professores que atuam diretamente nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Evidencia-se, assim, a importância do trabalho com a Modelagem Matemática, sendo essa uma das tendências metodológicas da Educação Matemática capaz de superar crenças e conceber um ensino de Matemática contextualizado, que estimule a participação ativa dos alunos de forma a propiciar aprendizagens significativas e destacar a relevância da Matemática para a vida.
Abstract: The problem to which the research sought to answer was: What are the knowledge related to Mathematic Modeling that teachers need to master so that they can develop a pedagogical practice in Mathematics in the first years of Elementary Education that enables students to acquire truly meaningful learning? This research aimed to identify, analyze and systematize the main knowledge inherent from Modeling that contribute to the development of a pedagogical practice in the first years of Elementary School, in order to enable students to acquire significant learning of the contents of Mathematics. In order to answer the problem and to reach the proposed objectives a bibliographic research of the meta-analysis type was developed. In this sense, the study describes, analyzes and systematizes the main characteristics of Mathematics teaching, some alternative methodologies, the theories of learning under the Ausubel and Rogers approach, and a deep learning of the Modeling, object of the study, with the purpose of subsidizing the growing of Teachers who work directly in the first years of Elementary Education. Thus, the importance of working with Mathematical Modeling is one of the methodological trend of Mathematical Education capable of overcoming beliefs and conceiving a contextualized Mathematics teaching that stimulates the active participation of the students in order to provide meaningful learning and highlight the relevance of Mathematics to life.
Palavras-chave: Educação
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Prática de ensino - Formação de professores
Matemática - Prática de ensino
Modelagem matemática
Metodologia alternativa
Aprendizagem significativa
Mathematic modeling
Alternative method
Meaningful learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: MARCÃO, Daniela Gervásio. A modelagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.571
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.571
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19261
Data de defesa: 31-Mar-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ModelagemEnsinoAprendizagem.pdfDissertação13.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.