Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19261
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarcão, Daniela Gervásio-
dc.date.accessioned2017-07-27T11:27:39Z-
dc.date.available2017-07-27T11:27:39Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.identifier.citationMARCÃO, Daniela Gervásio. A modelagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.571pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19261-
dc.description.abstractThe problem to which the research sought to answer was: What are the knowledge related to Mathematic Modeling that teachers need to master so that they can develop a pedagogical practice in Mathematics in the first years of Elementary Education that enables students to acquire truly meaningful learning? This research aimed to identify, analyze and systematize the main knowledge inherent from Modeling that contribute to the development of a pedagogical practice in the first years of Elementary School, in order to enable students to acquire significant learning of the contents of Mathematics. In order to answer the problem and to reach the proposed objectives a bibliographic research of the meta-analysis type was developed. In this sense, the study describes, analyzes and systematizes the main characteristics of Mathematics teaching, some alternative methodologies, the theories of learning under the Ausubel and Rogers approach, and a deep learning of the Modeling, object of the study, with the purpose of subsidizing the growing of Teachers who work directly in the first years of Elementary Education. Thus, the importance of working with Mathematical Modeling is one of the methodological trend of Mathematical Education capable of overcoming beliefs and conceiving a contextualized Mathematics teaching that stimulates the active participation of the students in order to provide meaningful learning and highlight the relevance of Mathematics to life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensino - Formação de professorespt_BR
dc.subjectMatemática - Prática de ensinopt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectMetodologia alternativapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMathematic modelingpt_BR
dc.subjectAlternative methodpt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.titleA modelagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos primeiros anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716291A6pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Bento Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717960U8pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702997T6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4353301H4pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO problema ao qual a pesquisa buscou obter reposta foi: Quais são os saberes relacionados à Modelagem Matemática que os professores precisam dominar para que possam desenvolver uma prática pedagógica em Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental que possibilite aos alunos a aquisição de aprendizagens realmente significativas? Esta pesquisa teve como objetivo identificar, analisar e sistematizar os principais saberes inerentes à Modelagem que contribuem para o desenvolvimento de uma prática pedagógica nos primeiros anos do Ensino Fundamental, de forma a possibilitar aos alunos a aquisição de aprendizagens significativas dos conteúdos da Matemática. Para responder o problema e alcançar os objetivos propostos foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica do tipo metanálise. Nesse sentido, o estudo descreve, analisa e sistematiza as principais características do ensino da Matemática, algumas metodologias alternativas, as teorias da aprendizagem significativa sob o enfoque de Ausubel e Rogers e ainda faz um aprofundamento sobre a Modelagem, objeto de estudo, com o intuito de subsidiar a formação dos professores que atuam diretamente nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Evidencia-se, assim, a importância do trabalho com a Modelagem Matemática, sendo essa uma das tendências metodológicas da Educação Matemática capaz de superar crenças e conceber um ensino de Matemática contextualizado, que estimule a participação ativa dos alunos de forma a propiciar aprendizagens significativas e destacar a relevância da Matemática para a vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration142pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.571pt_BR
dc.orcid.putcode81753829-
dc.crossref.doibatchid346e3418-c190-4110-8517-756f37a83f9f-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ModelagemEnsinoAprendizagem.pdfDissertação13.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.