Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19261
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A modelagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental |
Autor: | Marcão, Daniela Gervásio |
Primer orientador: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
Primer miembro de la banca: | Borges, Bento Souza |
Segundo miembro de la banca: | Cunha, Ana Maria de Oliveira |
Resumen: | O problema ao qual a pesquisa buscou obter reposta foi: Quais são os saberes relacionados à Modelagem Matemática que os professores precisam dominar para que possam desenvolver uma prática pedagógica em Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental que possibilite aos alunos a aquisição de aprendizagens realmente significativas? Esta pesquisa teve como objetivo identificar, analisar e sistematizar os principais saberes inerentes à Modelagem que contribuem para o desenvolvimento de uma prática pedagógica nos primeiros anos do Ensino Fundamental, de forma a possibilitar aos alunos a aquisição de aprendizagens significativas dos conteúdos da Matemática. Para responder o problema e alcançar os objetivos propostos foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica do tipo metanálise. Nesse sentido, o estudo descreve, analisa e sistematiza as principais características do ensino da Matemática, algumas metodologias alternativas, as teorias da aprendizagem significativa sob o enfoque de Ausubel e Rogers e ainda faz um aprofundamento sobre a Modelagem, objeto de estudo, com o intuito de subsidiar a formação dos professores que atuam diretamente nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Evidencia-se, assim, a importância do trabalho com a Modelagem Matemática, sendo essa uma das tendências metodológicas da Educação Matemática capaz de superar crenças e conceber um ensino de Matemática contextualizado, que estimule a participação ativa dos alunos de forma a propiciar aprendizagens significativas e destacar a relevância da Matemática para a vida. |
Abstract: | The problem to which the research sought to answer was: What are the knowledge related to Mathematic Modeling that teachers need to master so that they can develop a pedagogical practice in Mathematics in the first years of Elementary Education that enables students to acquire truly meaningful learning? This research aimed to identify, analyze and systematize the main knowledge inherent from Modeling that contribute to the development of a pedagogical practice in the first years of Elementary School, in order to enable students to acquire significant learning of the contents of Mathematics. In order to answer the problem and to reach the proposed objectives a bibliographic research of the meta-analysis type was developed. In this sense, the study describes, analyzes and systematizes the main characteristics of Mathematics teaching, some alternative methodologies, the theories of learning under the Ausubel and Rogers approach, and a deep learning of the Modeling, object of the study, with the purpose of subsidizing the growing of Teachers who work directly in the first years of Elementary Education. Thus, the importance of working with Mathematical Modeling is one of the methodological trend of Mathematical Education capable of overcoming beliefs and conceiving a contextualized Mathematics teaching that stimulates the active participation of the students in order to provide meaningful learning and highlight the relevance of Mathematics to life. |
Palabras clave: | Educação Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Prática de ensino - Formação de professores Matemática - Prática de ensino Modelagem matemática Metodologia alternativa Aprendizagem significativa Mathematic modeling Alternative method Meaningful learning |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | MARCÃO, Daniela Gervásio. A modelagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.571 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.571 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19261 |
Fecha de defensa: | 31-mar-2017 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ModelagemEnsinoAprendizagem.pdf | Dissertação | 13.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.