Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19259
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016) |
Autor(es): | Costa, Artur Nogueira Santos e |
Primeiro orientador: | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira |
Primeiro membro da banca: | Ricci, Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Marta Emísia Jacinto |
Resumo: | Esta dissertação trata da organização curricular da área de história no ensino fundamental, em escolas públicas estaduais de Uberlândia-MG, no período de 2010 a 2016. Compreende o currículo como um movimento histórico operado por sujeitos reais - professores/as, alunos/as, especialistas -, em um campo compartilhado: as escolas públicas concretas. A trajetória de pesquisa consiste em uma discussão baseada em materiais de variadas naturezas, como textos legais, diretrizes e conteúdos básicos curriculares, ao lado da metodologia de observação empírica e de história oral, todos considerados como evidências das múltiplas camadas constitutivas do processo de organização curricular. Partindo, portanto, da articulação entre essas evidências, perscruta o que o(s) currículo(s) expressa(m) em termos de valores e práticas. |
Abstract: | This research attends to the history area's curricular organization of elementary and middle school at the state public schools in Uberlandia-MG, from 2010 to 2016. It comprehends the curriculum as a historical movement controlled by real people - teachers, students, specialists -, on a shared field: the concrete public schools. The route of this research consists in a discussion based on different kinds of materials, such as legal texts, guidelines and basic curricular contents, combined with empirical observation methodology and oral history, all of them considered as evidences of the multiple constitutive layers of the curricular organization process. Therefore, from the articulation between these evidences, it analyzes what do the curriculums express in terms of values and practices. |
Palavras-chave: | História História social História - Ensino História - Currículos História social e escola pública Ensino de história e currículo Diretrizes curriculares Cotidiano escolar Social History and public schoolp History Teaching and curriculum Curricular guidelines Everyday school |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Referência: | COSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016). 2017. 228 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19259 |
Data de defesa: | 17-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoHistoriaEscola.pdf | Dissertação | 8.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.