Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19259
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Artur Nogueira Santos e-
dc.date.accessioned2017-07-27T11:24:01Z-
dc.date.available2017-07-27T11:24:01Z-
dc.date.issued2017-05-17-
dc.identifier.citationCOSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016). 2017. 228 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19259-
dc.description.abstractThis research attends to the history area's curricular organization of elementary and middle school at the state public schools in Uberlandia-MG, from 2010 to 2016. It comprehends the curriculum as a historical movement controlled by real people - teachers, students, specialists -, on a shared field: the concrete public schools. The route of this research consists in a discussion based on different kinds of materials, such as legal texts, guidelines and basic curricular contents, combined with empirical observation methodology and oral history, all of them considered as evidences of the multiple constitutive layers of the curricular organization process. Therefore, from the articulation between these evidences, it analyzes what do the curriculums express in terms of values and practices.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistória socialpt_BR
dc.subjectHistória - Ensinopt_BR
dc.subjectHistória - Currículospt_BR
dc.subjectHistória social e escola públicapt_BR
dc.subjectEnsino de história e currículopt_BR
dc.subjectDiretrizes curricularespt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectSocial History and public schoolppt_BR
dc.subjectHistory Teaching and curriculumpt_BR
dc.subjectCurricular guidelinespt_BR
dc.subjectEveryday schoolpt_BR
dc.titleEnsino de história na escola pública: percursos e práticas de currículo(s) no ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2010-2016)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790921U5pt_BR
dc.contributor.referee1Ricci, Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784174Z6pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Marta Emísia Jacinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700613U5pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4363194Y4pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação trata da organização curricular da área de história no ensino fundamental, em escolas públicas estaduais de Uberlândia-MG, no período de 2010 a 2016. Compreende o currículo como um movimento histórico operado por sujeitos reais - professores/as, alunos/as, especialistas -, em um campo compartilhado: as escolas públicas concretas. A trajetória de pesquisa consiste em uma discussão baseada em materiais de variadas naturezas, como textos legais, diretrizes e conteúdos básicos curriculares, ao lado da metodologia de observação empírica e de história oral, todos considerados como evidências das múltiplas camadas constitutivas do processo de organização curricular. Partindo, portanto, da articulação entre essas evidências, perscruta o que o(s) currículo(s) expressa(m) em termos de valores e práticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration228pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.357pt_BR
dc.orcid.putcode81764848-
dc.crossref.doibatchid0614f9c5-fdfd-49ca-82e6-264faa062f03-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoHistoriaEscola.pdfDissertação8.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.