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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Desenvolvimento de plataforma de acionamento digital para motor a relutância variável 8/6
metadata.dc.creator: Moraes Filho, Marcos José de
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Luciano Coutinho
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silveira, Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Darizon Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Viajante, Ghunter Paulo
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho vem contribuir para o estudo da máquina a relutância variável acionada como motor, por meio da proposta de uma plataforma de acionamento e controle de corrente para a mesma. O objetivo principal é implementar a plataforma de forma a ser modular, possibilitando alterações em sua estrutura física de forma simplificada, e por elementos robustos, a fim de suportar os testes impostos. A plataforma deverá prover a aquisição de dados com precisão e confiabilidade, além de propiciar a segurança tanto das pessoas quanto dos equipamentos ao longo dos ensaios realizados. A fim de se atingir o objetivo principal, algumas etapas intermediárias serão expostas e discutidas, tal como uma breve abordagem do princípio de funcionamento da máquina a relutância variável; a apresentação do protótipo utilizado e suas características mecânicas e elétricas; definição do conversor e implementação computacional do acionamento do motor a relutância variável 8/6. Os resultados obtidos na implementação computacional serão discutidos e confrontados com os resultados experimentais. A validação da plataforma proposta é efetuada por meio de ensaios com cargas conhecidas, verificando a atuação do controle de corrente e o comportamento da máquina para cada um destes ensaios.
Abstract: This work contributes to the study of the switched reluctance machine driven as motor, through the proposal of a drive system by current control. The main objective is to implement a modular system, allowing physical structure changes in a simplified mode, with robust components to support the imposed tests. The platform should provide data acquisition with precision and reliability, as well as providing security for the people and equipment during the tests performed. In order to achieve the main objective, some intermediate steps will be exposed and discussed, such as a brief approach to the operating principle of the switched reluctance machine; the presentation of the prototype used and the mechanical and electrical characteristics; definition of the system (converter) and computational simulation of switched reluctance motor 8/6 drive. The results obtained in the computational simulation will be discussed and compared with the experimental results. The validation of the proposed system is carried out by means of tests with known loads, verifying the current control act and the machine behavior for each of these tests.
Keywords: Engenharia elétrica
Motores de relutância
Histerese
Acionamento
DSP
MATLAB/Simulink
Motor a relutância variável 8/6
Plataforma
Simulação
8/6 switched reluctance motor
Drive
Hysteresis
Platform
Simulation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Citation: MORAES FILHO, Marcos José de. Desenvolvimento de plataforma de acionamento digital para motor a relutância variável 8/6. 2017. 80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19237
Issue Date: 30-Mar-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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