Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19208| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004 |
| Author: | Santana, Ana Flávia Ribeiro |
| First Advisor: | Almeida, Antônio de |
| First member of the Committee: | Luz, Guilherme Amaral |
| Second member of the Committee: | Dângelo, Newton |
| Summary: | O trabalho tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas do professor de História na atual conjuntura do ensino em escolas de Uberlândia. Nos capítulos que seguem procura responder algumas das indagações: que História está sendo ensinada aos alunos do ensino médio? Até que ponto as salas de aula do ensino fundamental e médio podem ser consideradas espaços de produção ou de reprodução do conhecimento? Como os profissionais de História estão sendo formados? Para pensar a problemática proposta foi necessário trabalhar com fontes diversificadas: entrevistas, livros didáticos, planos de aula, conteúdos programáticos, entre outros. Assim, a monografia se divide em três capítulos: o primeiro problematiza a questão do ensino de História em um panorama geral. O segundo capítulo analisa o ensino de História no âmbito do ensino médio. A análise se estende, também, aos processos seletivos PAIES (Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior) e ao Vestibular da Universidade Federal de Uberlândia. O último capítulo destaca o papel do ensino superior na formação dos profissionais de História. Explora, também, a relação existente entre professores e alunos no âmbito da graduação bem como os limites do trabalho acadêmico. |
| Notes: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. |
| Keywords: | Universidade Saber histórico Uberlândia Escola |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | SANTANA, Ana Flávia Ribeiro. O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004. 2007. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19208 |
| Date of defense: | 2007 |
| Appears in Collections: | TCC - História (Uberlândia) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SaberHistoricoPraticas.pdf | TCC | 10.16 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
